sexta-feira, 2 de junho de 2023

Trump é ruim porque é semelhante a outros presidentes dos EUA, não porque é diferente

Já estamos vendo uma tonelada de drama ridículo sobre a segunda corrida presidencial de Trump, alegando que ele se tornou ainda mais extremista e fascista do que quando era presidente, o que equivale a uma repetição da narrativa "Trump é um segundo Hitler" que dominou a política dos EUA. discurso em sua primeira corrida.

Caitlin Johnstone* | Caitlin Johnstone.com | em Substack | # Traduzido em português do Brasil

Um artigo do Washington Post intitulado "O aprofundamento da radicalização de Donald J. Trump" afirma que "Trump está esboçando os contornos de um segundo mandato potencialmente mais perigoso e caótico do que o primeiro", citando um professor da Universidade de Nova York que diz: "Quando autoritários os líderes perdem o cargo, eles voltam, tipo, 10 vezes pior – eles nunca ficam menos extremistas, eles sempre ficam mais extremistas”.

Mas quando você olha para as evidências dos autores de que Trump está se tornando mais perigoso e malvado, não há nada sobre assassinato de líderes estrangeiros, sanções de fome, temeridade da Guerra Fria, campanhas de bombardeio em massa ou o veto de Trump no Iêmen, ou qualquer outro horror que ele desencadeou sobre o world como comandante-em-chefe de 2017 a 2020. Em vez disso, o artigo fala sobre suas atitudes em relação ao motim no Capitólio de 6 de janeiro e seus comentários do tipo "agarre-os pela buceta" sobre as mulheres.

Trump intensificou as agressões da Guerra Fria contra a Rússia, ajudou a colocar os EUA no caminho certo para a guerra com a China, matou dezenas de milhares de venezuelanos com sanções de fome, vetou tentativas de salvar o Iêmen do genocídio apoiado pelos EUA, assassinou o principal comandante militar do Irã, trabalhou para fomentar guerra civil no Irã usando sanções de fome e operações da CIA com o objetivo declarado de efetuar a mudança de regime, ocupou campos de petróleo sírios com o objetivo de impedir a reconstrução da Síria, lançou repetidos ataques aéreos contra o governo sírio, aumentou muito o número de tropas no Oriente Médio e em outros lugares, aumentou muito o número de bombas lançadas por dia desde o governo anterior, matando um número recorde de civis e reduzindo a responsabilidade militar por esses ataques aéreos. Ele também prendeu Julian Assange ao escalar a guerra do império contra o jornalismo por expor os crimes de guerra dos EUA.

Todos os quais estão em perfeito alinhamento com as ações dos predecessores de Trump e do sucessor de Trump.

Donald Trump passou quatro anos provando a todos que não era ruim porque era parecido com Hitler, era ruim porque era parecido com Obama. Ele não era terrível por causa de como diferia de outros presidentes, mas por causa de como era o mesmo.

A pequena quantidade de violência que ocorreu nos EUA por causa de Trump foi microscópica em comparação com a morte e a destruição que ele infligiu ao mundo fora das fronteiras do país. Mas a visão de mundo dominante não pode reconhecer essas ações, porque a visão de mundo dominante é projetada para apoiar e facilitar essas ações.

Sim, Trump é mau. Sim, você deveria estar alarmado com a existência de monstros como ele. Mas não porque ele seja uma aberração e desvio único do status quo do governo dos Estados Unidos; em vez disso, você deve ficar alarmado porque ele exemplifica e reforça perfeitamente o status quo do governo dos EUA.

As coisas ruins sobre Trump especificamente são ofuscadas pelas coisas ruins sobre o império dos EUA em geral - não por uma porcentagem, mas por muitas ordens de magnitude. A má conduta do império é exponencialmente mais significativa do que qualquer rosto que esteja sentado em sua recepção.

É com isso que as pessoas deveriam se assustar. Não que a recepção do escritório imperial pudesse ser ocupada por um imbecil desagradável por quatro anos, mas pelo próprio império. É aí que estão todos os verdadeiros horrores. Eles são apenas invisíveis para a visão de mundo dominante. Por projeto.

A presidência dos EUA só pode ser mantida por monstros imperialistas. Esse é o único tipo de pessoa que consegue passar pelos postos de controle de segurança para se tornar presidente do governo mais poderoso e destrutivo do mundo, que serve como o centro de um império global alimentado por sangue humano.

Às vezes, quando digo aos australianos que foram doutrinados pela mídia imperial insanamente propagandística de nosso país o que faço para viver, eles me dizem "Ooh, seria terrível se Trump ganhasse a eleição!" Eu digo a eles "Sim, será! Também será terrível se mais alguém o fizer!"

* Caitlin's Newsletter é uma publicação apoiada pelo leitor. Para receber novas postagens e apoiar meu trabalho, considere se tornar um assinante gratuito ou pago.

*Meu trabalho é totalmente apoiado pelo leitor, então se você gostou deste artigo, por favor, considere compartilhá-lo, jogando algum dinheiro no meu pote de dicas no PatreonPayPal ou Substack, comprando uma edição do meu zine mensal e me seguindo no FacebookTwitter , Soundcloud ou YouTube . Se você quiser ler mais você pode comprar meus livros. A melhor maneira de garantir que você veja as coisas que eu publico é se inscrever na lista de discussão para no meu site ou no Substack, que receberá uma notificação por e-mail para tudo o que eu publicar. Todos, plataformas racistas excluídas, têm minha permissão para republicar, usar ou traduzir qualquer parte deste trabalho (ou qualquer outra coisa que eu tenha escrito) da maneira que quiserem gratuitamente. Para mais informações sobre quem sou, onde estou e o que estou tentando fazer com esta plataforma, clique aqui. Todas as obras em coautoria com meu marido Tim Foley.

Ler em Página Global:

O autoritarismo continua crescendo nas "democracias livres" ocidentais

Sem comentários:

Mais lidas da semana