domingo, 17 de dezembro de 2023

‘Eles roubaram um país em plena floração’, ativista israelita pró-palestiniano - com vídeo

Consortium News | # Traduzido em português do Brasil - ver vídeo expresso em inglês

O activista israelita pró-palestiniano Miko Peled explica a uma audiência em Melbourne, Austrália, na quinta-feira, como Israel roubou cidades e terras agrícolas palestinianas em 1948 e continuou a sua limpeza étnica até à operação brutal de hoje em Gaza.

De MikoPeled.com: Miko Peled é autor, escritor, palestrante e defensor dos direitos humanos ativista residente nos Estados Unidos. Ele é considerado por muitos como uma das vozes mais claras que pedem justiça na Palestina, apoio ao apelo palestino ao Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) e à criação de uma democracia única com direitos iguais em toda a Palestina histórica.

O avô materno de Peled, Avraham Katznelson, foi signatário da Declaração de Independência de Israel. O seu pai, Matti Peled, era general do exército israelita e foi pioneiro no diálogo israelo-palestiniano na década de 1970, o que o levou a conhecer Yasser Arafat num esforço para o convocar a reconhecer o Estado de Israel e a adoptar a Solução de Dois Estados. Em 1997, a irmã de Miko perdeu a filha, Smadar, num atentado suicida em Jerusalém. Esta tragédia foi o que finalmente levou Miko a embarcar na sua viagem para descobrir a Palestina.

Ver vídeo de Cathy Vogan para Consortium News – expresso em inglês

Imagem: Público na palestra Peled em Melbourne. (Cathy Vogan)

* Miko Peled é um ativista pacifista pró-Palestina e antissionista, e instrutor de caratê israelo-estadunidense. É autor do livro The General's Son: Journey of an Israeli in Palestine. Wikipédia

Sem comentários:

Mais lidas da semana