segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Palestinos enfrentam mais uma noite mortal enquanto Israel intensifica ataques a Gaza

Guerra Israel-Hamas ao vivo: Outra noite mortal em meio aos ataques israelenses

Virginia Pietromarchi ,  Stephen Quillen  e  Edna Mohamed | Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil

Os militares de Israel ampliam sua ofensiva terrestre no sul de Gaza, enquanto autoridades palestinas dizem que mais de 800 pessoas foram mortas desde sábado.

As forças israelenses prendem mais palestinos em ataques noturnos e matinais na Cisjordânia ocupada.

O Irão alerta para a “expansão da guerra” se Israel não parar o bombardeamento implacável de Gaza, enquanto os Houthis do Iémen têm como alvo dois navios de carga no Mar Vermelho.

Pelo menos 15.500 palestinos foram mortos em Gaza desde 7 de outubro. Em Israel, o número oficial de mortos é de cerca de 1.200.

Pelo menos 60 palestinos presos na Cisjordânia ocupada

Pelo menos 60 palestinos, incluindo ex-prisioneiros, foram detidos em ataques das forças israelenses na Cisjordânia ocupada durante a noite e esta manhã.

Num comunicado, o Clube dos Prisioneiros Palestinianos afirmou que algumas das detenções se concentraram no campo de Dheisheh, em Belém, enquanto o resto foi distribuído pela Cisjordânia ocupada.

Alguns dos presos foram posteriormente libertados.

Desde 7 de Outubro, mais de 3.540 palestinianos foram detidos na Cisjordânia ocupada.

Tal como o nosso colega Hoda Abdel-Hamid relatou anteriormente, ocorreram ataques em todos os territórios ocupados na noite passada, incluindo em Qalqilya, onde dois palestinianos foram mortos.

Aprofunda-se a disputa sobre licenças de armas para civis israelenses

O chefe do Departamento de Licenciamento de Armas de Fogo deixou o cargo depois de saber que a equipe do ministro de Segurança Nacional de extrema direita de Israel, Itamar Ben-Gvir, emitiu licenças de porte de arma para cidadãos israelenses sem treinamento adequado.

Yisrael Avisar era chefe do departamento responsável pela emissão de licenças de porte de armas. Durante uma audiência no Knesset, ele disse que a equipe de Ben-Gvir recebeu o título de “oficial de licenciamento temporário” após um dia de treinamento que normalmente dura pelo menos um mês, informou o jornal israelense Haaretz.

Citando fontes de segurança, o Haaretz disse que licenças de armas de fogo foram concedidas a pessoas que não atendiam aos critérios, incluindo requisitos de saúde física e mental.

“Eles estão distribuindo armas como se fossem doces”, disse um oficial de segurança ao Haaretz.

Ben-Gvir defendeu a sua política de distribuição de armas como “clara e contínua”.

Desde 7 de Outubro, Ben-Gvir e Netanyahu encorajaram o armamento de civis. De acordo com o Canal 13 de TV, houve 150 mil pedidos de licenças de armas desde o início da guerra – em comparação com 42 pedidos no mesmo período do ano passado.


Que áreas em Gaza Israel tem como alvo hoje?

Os ataques israelitas durante a noite e de manhã cedo atingiram casas, centros comerciais e hospitais no norte, centro e sul de Gaza.

Aqui estão algumas das áreas em Gaza que estão hoje sob ataques israelenses:

-- Bairros de Shujayea e Tuffah, a leste da cidade de Gaza

-- Mesquita no bairro de Zeitoun, a leste da cidade de Gaza

-- Casas e praça central na cidade de Gaza

-- Campo de refugiados de Jabalia, norte de Gaza

-- Entrada do Hospital Kamal Adwan, norte de Gaza

-- Casas em Beit Lahiya e Beit Hanoon, norte de Gaza

-- Campo de refugiados de Nuseirat, centro de Gaza

-- Deir el-Balah, centro de Gaza

-- Casas e um centro comercial em Khan Younis, sul de Gaza

-- Bairro At-Tannour, sul de Gaza

-- Bairro Al-Janina, sul de Gaza

Nota PG: Israel informa anteriormente as áreas que alegadamente vai bombardear, fazendo deslocar as populações civis para outras zonas recomendadas no Centro e a sul de Gaza. Posteriormente vai bombardear precisamente as zonas no Centro e no sul ainda mais repletas de populações palestinianas civis que se deslocaram segundo as informações das Forças de Defesa de Israel. Uma armadilha que demonstra a criminosa vontade de Israel de praticar Limpeza Étnica e Genocídio... Uma armadilha gizada pelos Terroristas do Estado de Israel a que chamam o nome pomposo, mas falso, de FDI...

Sem comentários:

Mais lidas da semana