sábado, 3 de junho de 2023

Angola | CONVENCIDOS E DISTRAÍDOS – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Na minha juventude fez furor, uma canção com este refrão: O curioso é que estes tipos distraídos estão convencidos que são muito divertidos. Contínua actual. Organizações Não-Governamentais (ONG) angolanas exigiram que o MPLA manifeste a sua posição “sobre o que se está a passar no Tribunal Supremo de Angola". Os distraídos são OMUNGA, Friends of Angola (FOA), Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD) e Mãos Livres (ML). 

Eu sou a distracção em pessoa e nada divertido mas informo esses tipos distraídos que nas democracias representativas a separação de poderes é uma marca distintiva. No dia em que o Poder Político se intrometa no Poder Judicial, Angola fica no bolso do estado terrorista mais perigoso do mundo. Por enquanto só temos que aturar os seus serventes nas ONG com uma agenda secreta ao serviço dos donos.

O curioso é que estes tipos distraídos estão convencidos que são muito divertidos. Numa típica posição de classe, quem vive nas bordas do Orçamento-Geral do Estado aplaude entusiasticamente o aumento do preço da gasolina na ordem dos 100 por cento. O dobro, para já. Um tal Bicudo, a quem João Lourenço entregou as privatizações, deu este argumento: “Não fazia sentido o Estado subsidiar quem anda de Lexus!” 

Este tipo distraído está convencido que é muito divertido. O condutor do Lexus paga mais taxas e impostos. É aí que se faz justiça. Pelos vistos é justo um camarada que faz processo com o seu Toyota rabo de pato pagar pelo litro de gasolina o mesmo que paga o Bicudo ou um qualquer deputado. É a justiça dos comilões que nem sobras deixam. Mas são muito divertidos.

A República Popular da China estava a despertar e espreguiçava-se na Zona Económica Especial de Shenzhen, ponto de partida para a política Um Estado (comunista) Dois Sistemas (socialista e capitalista). Fui ver como era. Parti de Guangzhou até Pequim (mais de 2.000 quilómetros) por terra, pernoitando em vilas e aldeias, para tirar a temperatura à China profunda. Foi aí que vi três porcos a andar de bicicleta, um amarrado no guiador, outro no quadro e o terceiro numa plataforma por trás do selim. Comi toneladas de melancia e numa cidadezinha cujo nome esqueci, vi uma menina com vestido cor-de-rosa, trancinhas, tocar piano no “hall” do hotel. Interpretava Sergei Rachmaninoff.  

Na capital da República Popular da China fui assessorado por um antigo colega de faculdade em Paris. Levou-me à ópera, ensinou-me o vocabulário básico para me fazer entender nos bares e por fim deu-me a lição magistral: “Aqui o poder está nas mãos da Comissão Militar Central. O resto é paisagem. Uma espécie de ópera chinesa onde todos são actores de primeira, representando os papéis que o Partido Comunista lhes destina. Mas poder, poder de verdade, é a Comissão Militar Central.

Kosovo | Maior egoísmo está à espreita por trás da aparente imparcialidade dos EUA

À medida que a crise Rússia-Ucrânia se arrasta, a OTAN tornou-se o pronome do desestabilizador da segurança regional

Global Times | editorial | # Traduzido em português do Brasil

A súbita escalada da situação nos Bálcãs nos últimos dias suscitou grande preocupação da comunidade internacional. De 26 de maio, quando as autoridades do Kosovo forçaram a posse do prefeito albanês, provocando protestos e manifestações dos sérvios, até 29 de maio, quando eclodiram violentos confrontos entre as tropas de "manutenção da paz" da OTAN e manifestantes sérvios, que feriram dezenas de pessoas, e depois ao comandante das tropas de "manutenção da paz" da OTAN no Kosovo, o último alerta de que a situação é muito perigosa e que qualquer incidente pode levar a uma escalada da situação, faz com que se pergunte se os conflitos no Kosovo, conhecido como o "barril de pólvora" do nos Bálcãs, será retomada. Também há preocupações com a repetição de algo semelhante à Guerra do Kosovo de 1999.

Em 1999, a OTAN lançou descaradamente um bombardeio de 78 dias na Iugoslávia, que não apenas resultou em um grande número de baixas e perdas de propriedades, mas também deixou para trás um perigo oculto nesta terra. O conflito sangrento desta vez é uma das consequências desta maldição. Sob a manipulação dos EUA e da OTAN, conseguiu-se que Kosovo, uma província autônoma pertencente à ex-República Iugoslava da Sérvia, fosse administrada pelas Nações Unidas como uma transição. Alguns anos depois, o Kosovo declarou unilateralmente a independência e foi imediatamente reconhecido por alguns países ocidentais. Em outras palavras, foram os EUA e a OTAN que dividiram a Sérvia à força por meio de bombardeios e táticas políticas desprezíveis. Esta é a raiz dessa maldição.

Deve-se dizer que os prós e contras da escalada de tensões desta vez são claros. Os sérvios em quatro cidades habitadas por sérvios no norte do Kosovo boicotaram a "eleição local" em abril porque as autoridades do Kosovo os forçaram a mudar suas placas e se recusaram a cumprir os requisitos do Acordo de Bruxelas de 2013 para estabelecer um órgão autônomo sérvio. Em resposta aos resultados das eleições, que tiveram uma taxa de participação inferior a 5% e apenas 1.500 eleitores, as autoridades do Kosovo insistiram em executar o resultado e até usaram polícia especial para escoltar os candidatos "eleitos" até a prefeitura, o que desencadeou conflitos. As tensões entre as duas partes atingiram um pico.

A GUERRA QUE FINALMENTE PUDEMOS VER -- Patrick Lawrence

Após 15 meses de conflito, a reportagem da The New Yorker de Luke Mogelson e do fotógrafo Maxim Dondyuk nos mostra a guerra na Ucrânia que a máquina de propaganda vem escondendo.

Patrick Lawrence* | Scheer Post | em Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

Vejamos os seguintes parágrafos, que aparecem na edição de 29 de maio da revista The New Yorker:

"Enquanto Tynda e sua equipe lutavam a partir da trincheira, fusiladas longas e poderosas haviam saído de outra posição ucraniana, no topo de uma colina atrás deles. Depois fui lá com a Tynda. Em um cego com vista para a terra de ninguém estava uma engenhoca improvavelmente antiga sobre rodas de ferro: uma arma Maxim, a primeira arma totalmente automática já feita. Embora este modelo em particular datasse de 1945, era praticamente idêntico à versão original, que foi inventada em 1884: um cabo de manivela com maçaneta, pegas de madeira, um compartimento com tampa para adicionar água fria ou neve quando o barril superaqueceu.

"Ao longo do ano passado, os EUA forneceram à Ucrânia mais de trinta e cinco bilhões de dólares em assistência de segurança. Por que, dada a generosidade americana, a 28ª Brigada recorreu a tal peça de museu? Muitos equipamentos foram danificados ou destruídos no campo de batalha. Ao mesmo tempo, a Ucrânia parece ter renunciado ao reequipamento de unidades debilitadas para se abastecer de uma ofensiva em grande escala que deve ocorrer ainda nesta primavera. Pelo menos oito novas brigadas foram formadas do zero para liderar a campanha. Enquanto essas unidades têm recebido armas, tanques e treinamento dos EUA e da Europa, brigadas veteranas como a 28ª tiveram que manter a linha com a escória de um arsenal criticamente esgotado."

A peça, da qual esta passagem é extraída, traz o título "Duas semanas na frente na Ucrânia" e é obra de Luke Mogelson, correspondente de uma revista com cerca de uma dúzia de anos de experiência.

O texto de Mogelson é acompanhado pelas fotografias de Maxim Dondyuk, um ucraniano de aproximadamente 40 anos, cujo trabalho se concentra na história e na memória, tópicos que sugerem que muito pensamento entra naqueles 1/1000 de segundo quando Dondyuk clica em seu obturador.

Há muitas coisas para pensar e dizer enquanto lemos este artigo. Em breve terei mais a dizer sobre a excelência do texto de Mogelson e das fotografias de Dondyuk. Por enquanto, a primeira coisa a notar é que, após 15 meses de conflito, seu trabalho sugere que a mídia ocidental pode finalmente começar a cobrir a guerra da Ucrânia adequadamente.

Vou ficar com o verbo condicional por enquanto, mas isso pode marcar uma virada significativa não apenas para a profissão – que poderia usar uma virada significativa, o céu sabe – mas também no apoio público à guerra por procuração EUA-Otan contra a Federação Russa.

Viktor Orban tem razão: a contraofensiva será um banho de sangue para a Ucrânia

Andrew Korybko* | Substack | opinião | # Traduzido em português do Brasil

No entanto, a sequência de eventos se desenrola após a próxima contraofensiva apoiada pela Otan de Kiev, não há dúvida de que será um banho de sangue para a Ucrânia exatamente como Orban previu. Isso o torna uma tragédia de proporções épicas, já que não precisa ser assim, mas quase certamente não há chance de que os EUA cancelem tudo devido a seus cálculos políticos domésticos. Quando este conflito terminar, haverá dezenas de milhares de ucranianos mortos, se não centenas de milhares.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, alertou que a próxima contraofensiva de Kiev, apoiada pela Otanserá um banho de sangue para a Ucrânia, o que previsivelmente provocará outra rodada de discursos ocidentais contra ele, mas não deixa de ser uma avaliação precisa. Em sua opinião, o descompasso demográfico entre essas duas ex-repúblicas soviéticas condena a muito menor à derrota, especialmente porque o lado atacante geralmente deve sofrer três vezes mais baixas do que o lado defensor.

Como ele estimou que a Ucrânia tem aproximadamente 5 a 7 vezes menos pessoas do que a Rússia, depois de presumivelmente incluir os milhões que fugiram da primeira em seu cálculo, a próxima contraofensiva pode ser catastrófica para sua existência contínua como nação se sofrer muitas perdas. Por essa razão, Orban disse que "devemos fazer tudo o que pudermos antes do lançamento de uma contraofensiva para convencer as partes de que o cessar-fogo e as negociações de paz são necessários".

Lamentavelmente, como "a reeleição de Biden depende do sucesso da contraofensiva de Kiev", o dado já foi lançado por razões puramente políticas e quase certamente não há chance de que a arma de Tchekhov, portanto, não seja disparada. Na verdade, pode até ser descarregado em quatro direções ao mesmo tempo, exatamente como o Estado da União espera, como evidenciado pelos avisos compartilhados pelo presidente bielorrusso, Aleksandr Lukashenko, e pelo chefe do FSB, Alexander Bortnikov, durante a reunião de chefes de segurança da CEI de quinta-feira em Minsk.

O primeiro aumentou a conscientização sobre os planos de golpe do Ocidente contra ele, enquanto o segundo acusou a Otan de estar por trás de recentes atos de sabotagem em seus dois países. Bortnikov também acrescentou que o bloco está tentando fazer com que a Moldávia se junte à guerra por procuração Otan-Rússia, invadindo Gagauzia e Transnístria. Estas três frentes – a Bielorrússia, a Moldávia e a Rússia – poderiam, portanto, agir ao mesmo tempo que a principal ao longo da Linha de Contacto nos antigos territórios ucranianos que Kiev reivindica como seus.

REGIÃO RUSSA DE BELGOROD: NOVO CAMPO DE BATALHA DA GUERRA UCRANIANA

Os militares ucranianos continuam a aterrorizar a população civil na Rússia. Os bombardeios intensos contra pequenas aldeias não param e o número de vítimas entre os civis está crescendo. Ao mesmo tempo, as forças ucranianas estão lançando drones em território russo, inclusive em áreas residenciais de grandes cidades.

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Na noite de 3 de junho, as Forças Armadas da Ucrânia (AFU) atacaram a cidade de Belgorod e seus arredores com vários VANTs. Durante a noite, as forças de defesa aérea russas interceptaram vários alvos sobre a cidade e perto da vila de Razumnoye.

Segundo dados preliminares, todos os alvos foram interceptados. O número deles ainda não foi divulgado oficialmente. Qualquer dano no terreno ainda não foi confirmado. Até agora, não houve relatos de explosões em nenhuma instalação da cidade, enquanto alguns destroços foram encontrados nas ruas.

As tentativas do regime de Kiev de atingir o alvo com VANTs na região de Belgorod continuam diariamente. No entanto, ainda não deram resultados.

Ao mesmo tempo, as tropas ucranianas continuam a disparar indiscriminadamente contra pequenas aldeias fronteiriças em várias regiões russas. O distrito de Shebekinsky, na região de Belgorod, onde sabotadores ucranianos tentaram atacar assentamentos fronteiriços em 22 de maio, está sofrendo os bombardeios mais pesados.

Kiev em chamas enquanto Ucrânia tenta chegar a áreas fronteiriças russas -- vídeo

Enquanto os campos de batalha nas regiões de Donbass, Kherson e Zaporozhie são inflamados por pesadas batalhas posicionais e não experimentam mudanças significativas, os lados em guerra estão envolvidos em batalhas de drones. Os ataques de precisão russos a instalações militares em toda a Ucrânia não param, enquanto Kiev continua as tentativas de alcançar quaisquer alvos estratégicos em território russo.

South Front | # Traduzido em português do Brasil

O mês de maio foi insone para os moradores da capital ucraniana. A cidade foi alvo de mais de 20 vezes. Ao longo de junho, a intensidade dos ataques russos deve permanecer.

Em 1º de junho, instalações militares nos distritos de Desnyansky, Dneprovsky e Darnitsky da capital teriam sido atacadas.

Na noite de 2 de junho, mísseis russos e UAVs kamikaze voltaram a atingir Kiev. As forças russas destruíram vários alvos. Como de costume, as autoridades da cidade não revelam as perdas. No entanto, imagens confirmaram que outro sistema de defesa aérea foi destruído. Câmeras instaladas em toda a cidade filmaram tentativas fracassadas do que provavelmente era um sistema de defesa aérea estrangeiro, seja o IRIS-T alemão ou o Patriot de fabricação americana, para derrubar os alvos. Em segundos, a área de sua implantação foi atingida por míssil russo; A fumaça é vista subindo da explosão. Os sistemas de defesa aérea foram danificados e é visto disparando o último míssil contra o bairro residencial.

G7: CIMEIRA DE GUERRA

Jorge Cadima*

«O G7 decidiu reunir este ano em Hiroxima, local dum crime maior da História, onde os EUA inauguraram a era nuclear com um holocausto da população civil. Crime repetido três dias mais tarde em Nagasáqui. A CNN diz-nos que o local foi escolhido para «recordar os riscos duma guerra nuclear ao discutirem a Rússia e o conflito na Ucrânia» (18.5.23). Mas o único país que já usou armas nucleares estava sentado na sala, manda nos G7 e defende o seu crime.»

Vivendo na ilusão de grandezas passadas, sete países insistem em tentar transmitir a ideia de serem as sete maiores economias do mundo. Mas a realidade já não é o que era. Segundo a base de dados do FMI (World Economic Outlook Database), em Abril de 2023, em PIB Paridade de Poder de Compra, os sete países estão apenas na 2.ª posição (EUA), 4.ª (Japão), 5.ª (Alemanha), 9.ª (França), 10.ª (Reino Unido), 12.ª (Itália) e 15.ª (Canadá). Em conjunto, os 5 países dos BRICS já ultrapassaram os G7 (respectivamente 32,1% e 29,9% do PIB PPC mundial), com a China a ocupar a 1.ª posição, a Índia a 3.ª, a Rússia a 6.ª, o Brasil a 8.ª e a África do Sul a 33.ª.

O G7 decidiu reunir este ano em Hiroxima, local dum crime maior da História, onde os EUA inauguraram a era nuclear com um holocausto da população civil. Crime repetido três dias mais tarde em Nagasáqui. A CNN diz-nos que o local foi escolhido para «recordar os riscos duma guerra nuclear ao discutirem a Rússia e o conflito na Ucrânia» (18.5.23). Mas o único país que já usou armas nucleares estava sentado na sala, manda nos G7 e defende o seu crime. Nem Biden, nem qualquer outro presidente, alguma vez pediu sequer desculpa pelo holocausto atómico de 1945. E a Cimeira dos G7 não serviu para procurar pôr fim à guerra na Ucrânia e a outros conflitos no mundo. Pelo contrário. Serviu para atiçar as chamas da confrontação, particularmente contra a China. Foi uma cimeira de escalada das ameaças de guerra. A escolha de Hiroxima ganha assim contornos sinistros e de recado ao estilo mafioso.

CARUNCHOS DA UNIÃO EUROPEIA

Carvalho da Silva | Jornal de Notícias | opinião

A União Europeia (UE) pode e deve ser um ator influente no tabuleiro da geopolítica? Mesmo que a resposta fosse sim, tal objetivo não seria viável, desde logo pelas contradições internas, um dos carunchos que a vai corroendo. Considerar todos os regimes políticos dos países que a compõem como democráticos é sujeitar o conceito democracia a um contorcionismo impossível. Por outro lado, o federalismo visto como caminho para criar unidade só se concretiza nas áreas que cavam desigualdades: as políticas monetárias na Zona Euro e a financeirização da economia.

O esforço dos líderes da UE para a apresentar como uma orquestra afinada, pressupondo que essa imagem lhe dá estatuto de Bloco de Estados, de grande potência com estratégia autónoma, tem algum efeito simbólico a espaços, mas esbarra com a realidade. Temos uma UE com profundas dependências em múltiplos campos, que recorre muitas vezes a leituras enviesadas dos acontecimentos, para esconder as suas incapacidades.

Dois outros carunchos vão-na moendo. Primeiro, a sua subordinação à potência EUA, num contexto em que os atores das mudanças geopolíticas são os estados, em particular os dos grandes países com capacidade para assumir estratégias próprias e espaços de influência com relacionamentos de mais reciprocidade. É verdade que na UE há países grandes, mas também se encontram manietados.

Segundo, os processos políticos internos na UE têm-se consubstanciado no reforço de forças da extrema-direita, havendo cada vez mais governos de coligações que as integram. Ora, quando estas forças se instalam como atores centrais do sistema político, a sua grande missão é estoirar com estabilizações democráticas. Elas não olham a guerra como um perigo, mas sim como uma oportunidade. Lembremos que, para a valorização do projeto político União Europeia, foram sempre relevadas a garantia da paz e o Estado social. Quando hoje vemos líderes europeus invocarem crises ou situações de emergência para as pôr em causa, isso indica que a penetração da extrema-direita na estrutura e agenda da UE já é muito profunda.

Portugal | Os mesmos de sempre saem à rua em 17 cidades portuguesas

Em resposta à convocatória do movimento Os Mesmos de Sempre a Pagar, 17 cidades portuguesas vão realizar em 3 de Junho, ao longo de todo o dia, acções de protesto contra o aumento do custo de vida.

«A vida continua a ficar mais cara, os preços continuam a subir todos os dias, mas os salários, as pensões e reformas não acompanham o brutal aumento do custo de vida», denuncia a convocatória do movimento Os Mesmos de Sempre a Pagar. «Sobra cada vez mais mês para tão pouco salário».

O problema não se fica pelos baixos salários praticados, transversalmente, em Portugal. As soluções do Governo PS passam, sempre, por soluções para facilitar a vida das grandes empresas: «baixaram os impostos nos combustíveis, mas quem ganhou foram as petrolíferas. O IVA zero, como já se sabia, significa zero efeito nos preços. A grande distribuição continua a acumular lucros fabulosos à custa de quem vive do seu trabalho ou da sua reforma».

Só há uma saída, «subir de forma generalizada os salários e as pensões porque é com eles que as pessoas pagam as contas, e não com ajudas pontuais. É necessário travar a subida dos juros dos empréstimos para habitação, travar a especulação em torno do seu preço e das rendas».

Os mesmos de sempre a pagar querem, de igual forma, «controlar e tabelar as rendas e garantir que o direito constitucional a uma habitação digna tenha expressão na realidade através de mais investimento público». É indispensável que o Governo intervenha no mercado da habitação, exponenciando a oferta pública com preços acessíveis.

Portugal | Manifestação em Lisboa espera ser "grito de alerta" pelo reforço do SNS

Movimento + SNS lançou um manifesto já subscrito por cerca de 3.000 pessoas, que pede uma cura para um SNS que "está doente".

Movimento + SNS, com pessoas de vários quadrantes políticos e diversas áreas profissionais, quer que a manifestação deste sábado seja um "grito de alerta" pelo reforço do Serviço Nacional de Saúde, cujo acesso diz estar "severamente comprometido".

"A ideia deste movimento cívico é ser um grito de alerta para o estado de degradação a que deixaram o Serviço Nacional de Saúde (SNS) chegar", explicou à Lusa Bruno Maia, médico neurologista e um dos mentores deste movimento cívico.

Com nomes ligados à Saúde, como Constantino Sakellarides e Francisco George, mas também às artes, como os músicos Jorge Palma e Salvador Sobral, o realizador João Salavisa e os escritores José Luis Peixoto e Luísa Costa Gomes, o movimento lançou um manifesto, já subscrito por cerca de 3.000 pessoas, que pede uma cura para um SNS que "está doente".

"É um movimento cívico, de pessoas. Não é um movimento nem partidário, nem sindical, nem de outra qualquer estrutura e organização. Temos pessoas de vários partidos e de várias organizações, nomeadamente sindicais", explicou.

Portugal | José Sócrates condena palavras do presidente de Angola e exige respeito

José Sócrates condenou hoje as declarações do presidente de Angola, João Lourenço, que recorreu ao exemplo do antigo primeiro-ministro português para comentar o caso judicial que envolve o ex-vice-presidente angolano Manuel Vicente, e exigiu respeito.

"As comparações despropositadas que o Presidente da República de Angola fez na entrevista ao jornal Expresso [e à Lusa] ofendem-me profundamente. Não conheço o senhor Presidente, não faço parte do seu círculo de amigos e lamento ter de lhe recordar que me é devido o mesmo respeito que sempre dispensei aos estadistas angolanos com os quais convivi. Espero que não seja necessário voltar ao assunto", afirmou José Sócrates, numa declaração enviada à Lusa.

Em causa estão as palavras de João Lourenço sobre o caso do antigo vice-presidente de Angola, cujo processo foi remetido por Portugal para as autoridades angolanas. O presidente angolano realça que se tratou de "um caso de soberania" e que não foi Angola que provocou o que ficou conhecido como "irritante" entre os dois países.

"Foram as autoridades judiciais portuguesas que entenderam levar à barra dos tribunais [portugueses] um governante daquela craveira. Não estou a imaginar Angola a ter a ousadia, por exemplo, de levar a tribunal um José Sócrates se, eventualmente, ele tivesse cometido algum crime em Angola. Felizmente, o desfecho foi bom (...) se tivesse demorado mais tempo talvez tivesse deixado mazelas, mas devo garantir que não deixou nenhumas", referiu.

O Ministério Público português imputou a Manuel Vicente crimes de corrupção ativa, branqueamento de capitais e falsificação de documento, um processo que foi remetido em 2018 para Angola, mas que se tem arrastado, segundo o procurador-geral angolano, Helder Pitta Grós, devido à imunidade de que gozava o antigo vice-presidente.

João Lourenço preferiu não comentar em concreto o caso, que "está na justiça", mas disse esperar que os órgãos judiciais façam "a parte que lhes compete", escusando-se a abordar a relação que mantém atualmente com o antigo homem forte da Sonangol, já que, segundo disse, está "absorvido 24 sobre 24 horas" com as questões do Estado.

O nome de José Sócrates foi ainda citado por João Lourenço em resposta a uma pergunta sobre os processos em torno de Álvaro Sobrinho, o empresário luso-angolano e antigo diretor do Banco Espírito Santo em Lisboa e do banco BES Angola (BESA).

"Ele não foi julgado, não foi condenado, se ele aparecer aqui não vou virar-lhe as costas com certeza, até prova em contrário é um cidadão livre", respondeu, acrescentando: "Na Europa, não é normal pedirem-se contas aos chefes de Estado sobre casos de corrupção, ninguém pergunta ao Presidente Marcelo sobre o caso Jose Sócrates. No entanto, às vezes entende-se que em África é diferente, particularmente em Angola".

Notícias ao Minuto | Lusa

Ler em Notícias ao Minuto:

"Não imagino Angola ter a ousadia de levar a tribunal um Sócrates"

Angola | CONFISSÕES SEM MARCA DE ORIGEM – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O venerando conselheiro presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, em 2020 fez uma declaração que me deixou em estado de choque. Disse que há detidos, condenados, que podem ter de aguardar o acórdão dos seus recursos até 2027. Garantia aos detidos pelo menos sete anos de prisão. A não ser que a pena fosse menor e o calendário se encarregasse de lhe abrir as portas da prisão. Esta declaração tem tanto de corajosa como de inquietante. Reconhecer que a Justiça está nas mãos dos ponteiros do relógio é inquietante. Mas este reconhecimento partir do expoente máximo do Poder Judicial é de grande coragem.

Hoje Joel Leonardo anda nas bocas do mundo mas por outras razões. Está a ser vítima de gravíssimas violações da sua honra. A Procuradoria-Geral da República alimenta o massacre mediático de que é vítima, promovendo violações ao segredo de justiça. Até a Ordem dos Advogados de Angola colabora no festim. Espero que o venerando conselheiro presidente do Tribunal Supremo não tenha de ficar sete anos à espera de um acórdão, depois de condenado em primeira instância. Justiça não é vingança e até os vingativos têm direito à liberdade mesmo que a odeiam e espezinhem. 

O advogado Benja Satula fez uma declaração sobre a impunidade em Angola, que na época me surpreendeu pela coragem:

“Rapidamente saímos do oito e estamos a caminhar para o 80. Saímos de uma situação em que era gritante a impunidade e havia pessoas que eram completamente intocáveis, pessoas e negócios e setores da economia e da sociedade que eram impenetráveis. Hoje, estamos noutro extremo, estamos a julgar que tudo o que está ligado ao passado é mau e tem de ser combatido. Nisto, os Tribunais jogam um papel muito importante porque podemos entrar num absolutismo, num totalitarismo jurídico. Quem é constituído arguido é depois condenado porque estamos alinhados com o discurso do Presidente da República. E como estamos alinhados, não interessa se os prazos, os requisitos, os indícios estão preenchidos, basta a pessoa ser catalogada como corrupta. Corre-se o risco de o Tribunal não averiguar convenientemente, deixar a pessoa ficar detida e depois ser condenada”.

ONG angolanas pedem ao MPLA que tomem posição sobre juiz do Tribunal Supremo

Um grupo de Organizações Não-Governamentais (ONG) angolanas instaram hoje o MPLA, partido no poder, a manifestar a sua posição "sobre o que se está a passar no Tribunal Supremo de Angola".

As organizações subscritoras de uma posição sobre esta matéria são a OMUNGA, a Friends of Angola (FOA), a Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD) e as Mãos Livres (ML), que se manifestam preocupadas com o estado da justiça no país.

De acordo com o comunicado, a que agência Lusa teve acesso, é com "muita apreensão" que as ONG têm acompanhado "o estado pouco saudável e recomendável em que se encontra mergulhado o sistema judicial angolano".

"Tendo nos últimos dias atingido o auge da indecência já alguma vez visto, com manifestações de práticas e comportamentos que nada dignificam o Sistema Judicial, o último repositório da Moral, da Ética e salvaguarda dos Direitos do cidadão e da Democracia", lê-se no documento.

As subscritoras desta posição instaram o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), "face às sucessivas informações de domínio público, reveladoras do ambiente de corrupção, tráfico de influência e todos os vícios associados", a apresentarem publicamente o que pensam sobre a situação no Tribunal Supremo.

Angola | "Isabel dos Santos não é minha rival política" - diz João Lourenço

O Presidente angolano considera que Isabel dos Santos é "apenas uma" entre vários cidadãos a contas com a justiça e não é sua rival, rejeitando acusações de perseguição política.

"Eu não a vejo como minha rival política. Perseguição política? Persegue-se um opositor e os opositores do MPLA são conhecidos", afirma o chefe do executivo angolano, numa entrevista conjunta à Agência Lusa e jornal Expresso.

A empresária e filha mais velha do ex-presidente José Eduardo dos Santos está na mira da justiça em vários países, sob acusações de corrupção e peculato, tendo as autoridades angolanas solicitado, há seis meses, a ajuda da Interpol para localizar e prender provisoriamente Isabel dos Santos, sem que se conheçam mais desenvolvimentos do caso.

"Vamos deixar que a Interpol faça o seu trabalho. Costuma-se dizer que a justiça às vezes é lenta a agir, confiamos na idoneidade e capacidade da Interpol em cumprir o seu papel", diz João Lourenço, acrescentando que "há trâmites a seguir", pelo que é preciso "aguardar pacientemente pelo desfecho".

O chefe do executivo angolano refuta alegações de perseguição política, como se tem queixado a empresária, salientando que há muitos cidadãos que estão a braços com a justiça e o caso de Isabel "é apenas mais um".

Quanto ao processo relativo ao ex-vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, João Lourenço realça que se tratou de "um caso de soberania" e que não foi Angola que provocou o que ficou conhecido como "irritante" entre os dois países.

"Foram as autoridades judiciais portuguesas que entenderam levar à barra dos tribunais [portugueses] um governante daquela craveira. Não estou a imaginar Angola a ter a ousadia, por exemplo, de levar a tribunal um José Sócrates se, eventualmente, ele tivesse cometido algum crime em Angola. Felizmente, o desfecho foi bom (...) se tivesse demorado mais tempo talvez tivesse deixado mazelas, mas devo garantir que não deixou nenhumas", comenta.

O Ministério Público português imputou a Manuel Vicente crimes de corrupção ativa, branqueamento de capitais e falsificação de documento, um processo que foi remetido em 2018 para Angola, mas que se tem arrastado, segundo o procurador-geral angolano, Helder Pitta Grós, devido à imunidade de que gozava o antigo vice-presidente.

João Lourenço prefere não comentar o caso, que "está na justiça", mas espera que os órgãos judiciais façam "a parte que lhes compete", escusando-se a abordar a relação que mantém atualmente com o antigo homem forte da Sonangol, já que está "absorvido 24 sobre 24 horas" com as questões do Estado.

Questionado sobre o relacionamento com Álvaro Sobrinho, empresário luso-angolano e antigo diretor do Banco Espírito Santo em Lisboa e do banco BES Angola (BESA), vincou que precisa de ter motivos para deixar de ter relações com as pessoas.

"Ele não foi julgado, não foi condenado, se ele aparecer aqui não vou virar-lhe as costas com certeza, até prova em contrário é um cidadão livre", respondeu, dizendo que é a justiça que tem de se pronunciar sobre o BESA, tal como em relação aos restantes casos.

"Na Europa, não é normal pedirem-se contas aos chefes de Estado sobre casos de corrupção, ninguém pergunta ao Presidente Marcelo sobre o caso Jose Sócrates. No entanto, às vezes entende-se que em África é diferente, particularmente em Angola", contesta, afirmando que "não é justo este tipo de tratamento diferenciado".

Quanto à luta contra a corrupção, reconhece que, apesar dos esforços, este problema não vai desaparecer e lembra que está apenas há pouco mais de cinco anos à frente dos destinos de um país que está prestes a celebrar o 50.º aniversário da independência.

"Não se pode esperar que em cinco anos se acabe com a corrupção, nem sei mesmo se algum país acabou, na verdadeira aceção da palavra com a corrupção. Há em todo o mundo", notou, sublinhando que o problema "não é haver corrupção, é haver impunidade".

RTP | Lusa

Mais lidas da semana