sábado, 24 de junho de 2023

Os líderes da Hello Kitty da OTAN trouxeram-nos do sublime ao perigosamente ridículo

Porque é preciso um líder patriótico do calibre de De Gaulle, Pierucci ou Chirac para enfrentar o Tio Sam, os líderes ocidentais de hoje simplesmente se curvam aos Yanks.

Declan Hayes* | Strategic Culture Foundation© Foto: REUTERS/Kevin Lamarque |  # Traduzido em português do Brasil

O presidente russo Putin recentemente se perguntou por que a União Europeia não produz mais líderes do calibre do ex-presidente francês Jacques Chirac que, segundo Putin, já havia lhe explicado que a atual safra de líderes do Ocidente não tem a cultura arredondada e profunda que Chirac e De Gaulle tinham em abundância. Embora Putin atribua esse fracasso ocidental moderno à falta de educação adequada e senso de si mesmo que Chirac e De Gaulle sintetizaram, porque a pergunta de Putin merece uma resposta muito mais longa e detalhada, este pequeno artigo foi projetado para dar o pontapé inicial nesse processo.

Embora tenham sido escritos volumes sobre De Gaulle, Chirac é o mais pertinente aqui principalmente porque, como o grande De Gaulle, ele desafiou os americanos, no seu caso, ao não enviar tropas para o Iraque, onde os americanos cometeram o mais inconcebível dos crimes de guerra. Esse desafio custou muito caro à França.

Nesta extraordinária entrevista reveladora, Arnaud Montebourg, ex-ministro da Economia da França, explica como os Estados Unidos puniram a França por não ser conivente em seus crimes de guerra iraquianos, que variavam de estupro coletivo de alunas pré-púberes iraquianas a envenenar seus poços, saquear seus museus e esvaziar seus cofres bancários de suas reservas de ouro. Montebourg continua explicando como os Estados Unidos não apenas saqueiam a propriedade intelectual da França à vontade, mas também torturam patriotas franceses como Frédéric Pierucci por se recusarem a trair a França. Os criminosos sancionados pelo Estado americano não apenas espionam os líderes políticos, religiosos e industriais da França, mas até se recusam a vender à França verniz de tinta e componentes marginais semelhantes para suas aeronaves, se assim puderem, em vez disso, ganhar esses contratos de exportação de aeronaves para empresas americanas. Nesse sentido, nem vamos perder tempo com a forma como os Estados Unidos roubaram descaradamente o contrato do submarino nuclear australiano aos seus parceiros franceses (ha ha).

Moscovo adverte Ocidente "russofóbico" contra "aproveitamento" de rebelião

Moscovo, 24 jun 2023 (Lusa) – O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia advertiu hoje o Ocidente contra qualquer tentativa de aproveitar a rebelião do grupo paramilitar Wagner para “atingir objetivos russofóbicos”, assegurando que irá “alcançar os seus objetivos” na invasão da Ucrânia.

“Avisamos os países ocidentais contra […] tirar proveito da situação interna na Rússia para atingir os seus objetivos ‘russofóbicos’. Seria inútil”, adiantou a diplomacia russa em comunicado.

O ministério de Serguei Lavrov acrescentou ainda que “todos os objetivos da operação militar especial [na Ucrânia] serão alcançados”.

O chefe do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, reivindicou hoje a ocupação de Rostov, cidade-chave no sul da Rússia para guerra na Ucrânia, e apelou a uma rebelião contra o comando militar russo, que acusou de atacar os seus combatentes.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, qualificou a ação do grupo paramilitar de rebelião, afirmando tratar-se de uma “ameaça mortal” ao Estado russo e uma traição, garantindo que não vai deixar acontecer uma “guerra civil”.

Lusa

Prigozhin diz que não vai cumprir ordens de Putin. Wagner abate helicópteros Russos

Vídeos  no original South Front

Em 24 de junho, Evgeny Prigozhin, chefe público do PMC Wagner, fez outra declaração afirmando que ele e seus combatentes não vão se render e depor as armas.

South Front | # Traduzido em português do Brasil

"E ninguém vai se entregar a pedido do presidente, do FSB ou de quem quer que seja..." Todos aqueles que se opõem a ele, Prigozhin chamou de "reunidos em torno da escória".

Além disso, Prigozhin se descreveu como um verdadeiro "patriota" fazendo mais uma rodada de acusações contra a liderança russa. Com tamanha declaração populista, o chefe de Wagner aparentemente tenta obter apoio público no país, algo que realmente lhe falta na situação atual.

Esta declaração foi feita por Prigozhin em resposta ao discurso anterior do presidente russo, Vladimir Putin (LINK).

Agora, a situação definitivamente tem sinais de que os desenvolvimentos em curso são a rebelião armada anti-russa destinada contra os interesses da nação russa e do Estado russo.

Uma coluna de veículos Wagner passou por Voronezh na direção de Moscou. Segundo relatos, as unidades de infantaria estavam se deslocando em caminhões de tenda. Não há informações confirmadas sobre o número de efetivos da Wagner envolvidos.

Enquanto isso, surgiram relatos de que as forças Wagner derrubaram pelo menos um helicóptero Mi-8 das Forças Armadas russas.

Relatos não confirmados afirmam que uma aeronave IL-8 também foi abatida.

Wagner dispara míssil antiaéreo contra helicóptero de ataque russo sobre Voronezh


Com vídeos no original South Front

Combatentes do Grupo Wagner, que agora trava um motim armado, tentaram derrubar um helicóptero de ataque russo sobre a cidade de Voronezh enquanto avançavam em direção à capital russa, Moscou, em 24 de junho.

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Os caças dispararam um míssil de um sistema de defesa aérea de curto alcance Strela-10 contra o helicóptero, um Ka-52. No entanto, o helicóptero disparou sinalizadores e conseguiu desviar do míssil, que aparentemente atingiu um depósito de combustível e iniciou um grande incêndio.

Relatos anteriores disseram que caças Wagner foram capazes de derrubar pelo menos um helicóptero, um Mi-8, do exército russo sobre Voronezh.

O chefe de Wagner, Wagner Evgeny Prigozhin, iniciou um motim armado na noite de 23 de junho. Prigozhin acusou o ministro da Defesa russo e o chefe do Estado-Maior de vários crimes e anunciou o início da "eliminação do mal diante da liderança militar do país".

O presidente russo, Vladimir Putin, disse em um discurso à nação que a tentativa de rebelião de Wagner equivale a uma traição à Rússia e seu povo. Putin enfatizou que as agências de aplicação da lei do país tomarão ações decisivas para restaurar a ordem.

PODE A EUROPA LIBERTAR-SE DO ATLANTISMO?

A Europa tem todas as razões para apoiar o desenvolvimento de uma política externa independente que rejeite o domínio e a militarização dos EUA em favor da adoção da cooperação internacional e de uma ordem mundial mais democrática, escreve Vijay Prashad.

É difícil entender muitos acontecimentos nos dias de hoje.

O comportamento da França, por exemplo, é difícil de definir. Por um lado, o presidente francês, Emmanuel Macron, mudou de ideia para apoiar a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Vijay Prashad* | Tricontinental:Institute for Social Research | em Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

Por outro lado, ele disse que a França gostaria de participar da cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na África do Sul, em agosto.

A Europa não é, evidentemente, um continente totalmente homogéneo, com problemas em curso, uma vez que a Hungria e a Turquia se recusaram a ratificar o desejo da Suécia de entrar na NATO na sua cimeira anual em Vilnius (Lituânia), em Julho.

No entanto, a burguesia europeia olha para o oeste para as empresas de investimento de Wall Street para estacionar sua riqueza, atribuindo seu próprio futuro à regência dos Estados Unidos. A Europa está firmemente ligada à aliança atlântica, com pouco espaço para uma voz europeia independente.

Na plataforma Sem Guerra Fria, temos estudado cuidadosamente estes elementos da política externa da Europa. O briefing nº 8, que formará a maior parte deste boletim, foi elaborado em conjunto com o deputado Marc Botenga, do Partido dos Trabalhadores da Bélgica (PTB-PVDA). Você vai encontrá-lo abaixo.

A guerra na Ucrânia foi acompanhada por um fortalecimento do controle e da influência dos EUA sobre a Europa. Um importante suprimento de gás russo foi substituído pelo gás de xisto dos EUA. Os programas da União Europeia (UE) originalmente projetados para fortalecer a base industrial da Europa agora servem para a aquisição de armas fabricadas nos EUA.

Sob pressão dos EUA, muitos países europeus contribuíram para a escalada da guerra na Ucrânia em vez de pressionar por uma solução política para trazer a paz.

Ao mesmo tempo, os EUA querem que a Europa se desvincule da China, o que reduziria ainda mais o papel global da Europa e contrariaria seus próprios interesses. Em vez de seguir a agenda conflituosa e prejudicial da Nova Guerra Fria dos EUA, é do interesse do povo europeu que seus países estabeleçam uma política externa independente que abranja a cooperação global e um conjunto diversificado de relações internacionais.

A VERDADE LIBERTARÁ TODOS NÓS -- Caitlin Johnstone

"É preciso começar pela verdade. A verdade é a única maneira de chegarmos a qualquer lugar. Porque qualquer tomada de decisão baseada em mentiras ou ignorância não pode levar a uma boa conclusão." - Julian Assange

Caitlin Johnstone* | Caitlin Johnstone.com | em Substack | # Traduzido em português do Brasil

"A verdade te libertará" é um aforismo que todos nós já ouvimos tantas vezes que perdeu muito do seu significado e não soa especialmente profundo quando o ouvimos novamente, mas realmente contém a resposta para os problemas mais difíceis da humanidade. Uma relação baseada na verdade com a realidade é a única maneira de avançar para a paz e harmonia, quer você esteja falando sobre a paz interior e harmonia de um indivíduo ou a paz e harmonia de toda a nossa espécie.

Para o indivíduo, você geralmente não pode chegar à paz interior e a uma maneira harmoniosa de se mover no mundo até que tenha feito muito trabalho interior e se tornado extremamente real consigo mesmo sobre suas experiências, seus relacionamentos, suas maneiras de pensar sobre as coisas, seus padrões de comportamento e suas motivações. Os níveis mais profundos de paz e liberdade se abrem quando temos percepções transformadoras sobre a verdade de nossa própria natureza: a natureza da consciência, da mente e do eu.

Não vem de tentar ser uma pessoa mais simpática, de orar ao deus certo ou de defender o sistema de crenças certo. A paz e a liberdade verdadeiras e duradouras vêm de uma percepção penetrante do que já é o caso. Vem de saber o que é verdade.

Isso é um pouco contraintuitivo, porque nossas mentes e nossa cultura nos dizem que obtemos paz e felicidade ao conseguir o que queremos – as realizações certas, o trabalho certo, os pertences certos, o parceiro romântico certo, as circunstâncias certas. Mas nenhuma dessas coisas nos levará aonde realmente estamos tentando chegar. Só a verdade o fará.

E é exatamente o mesmo para um grupo de pessoas, e para a humanidade como um todo.

Tal como a morte e os impostos, a dívida é uma característica inevitável da vida...

Quase metade de toda a dívida dos países em desenvolvimento é detida em partes iguais por obrigacionistas privados e pela China

A cimeira de Paris, que termina hoje, deverá marcar o ponto em que começa a procura por um novo pacto de financiamento global. Brigitte Granville, professora de Economia Internacional e Política Económica da Queen Mary, na Universidade de Londres, escreve um ensaio sobre o tema

Tal como a morte e os impostos, a dívida é uma característica inevitável da vida humana. Ao contrário dessas duas certezas, os encargos insuportáveis da dívida são ocasionalmente aliviados — ou mesmo eliminados. Quer o motivo seja moral, religioso ou simplesmente financeiro, aqueles que fazem campanha pelo cancelamento da dívida dos países pobres tiveram, por vezes, sucesso. Lembremo-nos do Jubileu 2000, cujo nome veio do preceito bíblico de oferecer perdão periódico da dívida. A “soma positiva” para fazer tábua rasa — ou seja, que, em última análise, beneficie tanto os credores como os devedores — é um fio condutor que vem desde as antigas tradições religiosas até aos esforços modernos de alívio da dívida, incluindo os que vão ser discutidos na Cimeira para um novo pacto financeiro global, em Paris.

Os objetivos da cimeira de Paris vão muito além de abordar o mais recente ressurgimento da dívida entre os países pobres. Como disse o Presidente francês, Emmanuel Macron, quando anunciou o encontro em novembro passado, os países reunidos pensarão em “todos os meios e formas de aumentar a solidariedade financeira com o Sul”. Assim, uma prioridade máxima é aumentar a capacidade do Banco Mundial e dos outros bancos multilaterais de desenvolvimento (regionais). A cimeira reflete um sentido de urgência moral e política que é mais do que apenas os desafios perenes de combater a pobreza e as crises de saúde pública nos países em desenvolvimento vulneráveis. Este não é apenas mais um esforço para combater a complacência e restaurar o impulso à Agenda de Desenvolvimento Sustentável de 2030, porque estamos a viver agora numa era de alterações climáticas e aquecimento global. Essa nova e dura realidade irá fazer-se sentir com mais força nos países pobres e vulneráveis que menos contribuíram para o problema. No entanto, o avanço da agenda da comunidade internacional cada vez mais focada no clima exige que primeiro lidemos com os problemas de dívida dos países em desenvolvimento. Não enfrentar esse desafio seria como tropeçar no primeiro obstáculo numa corrida de cavalos. É por isso que o primeiro dos quatro objetivos da cimeira é “restaurar o espaço fiscal aos países que enfrentam dificuldades a curto prazo”.

Brigitte Granville | Expresso

Imagem: “Hard Times”, de Hubert von Herkomer (1885) © Expresso

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

Mais lidas da semana