terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Coronel israelita que apoiou colonos ilegais convidado para feira de armas de Londres

Os traficantes de armas que abastecem Israel enquanto este é acusado de genocídio em Gaza discursam no mesmo evento que o principal soldado britânico.

Phil Miller* | Declassified | # Traduzido em português do Brasil

Dois dos maiores fabricantes de armas de Israel participam esta semana numa feira de armas em Londres, juntamente com os oficiais militares mais graduados da Grã-Bretanha.

A Elbit Systems e a Rafael fabricam muitos dos mísseis e drones que Israel utiliza para bombardear Gaza.

Ambas as empresas enviaram funcionários para falar na convenção. Rafael inicialmente apresentou como palestrante seu gestor de manobras terrestres, Yossi Pinto .

Ele é um coronel da reserva do exército de Israel, cuja carreira militar o levou a aprovar a expansão de assentamentos em terras palestinas na Cisjordânia.

A Grã-Bretanha considera a construção de colonatos por Israel ilegal à luz do direito internacional.

No mês passado, o secretário dos Negócios Estrangeiros, Lord Cameron, proibiu os israelitas de entrar no Reino Unido se estivessem envolvidos na violência dos colonos.

Pinto deveria falar amanhã no estádio de rugby de Twickenham, que acolhe a Conferência Internacional de Veículos Blindados Defense IQ – um encontro global de traficantes de armas e fabricantes de tanques.

O exército britânico vai enviar 17 soldados em serviço para discursar no evento, incluindo o seu soldado mais graduado – o Chefe do Estado-Maior General, Sir Patrick Sanders.

Outros 10 civis do Ministério da Defesa (MoD) estão listados como palestrantes.

O nome de Pinto desapareceu da programação na sexta-feira, horas depois que Declassified chamou a atenção do Ministério da Defesa sobre seus antecedentes. Em vez disso, um colega de Rafael fará o discurso.

Os ingressos custam mais de £ 3.000. Um Jantar de Gala VIP está previsto para terça-feira à noite, após a palestra de Rafael sobre como usar “sistemas de armas remotas” em uma “arena urbana”.

Eles discutirão “precisão e eficácia no combate de curta distância”. Rafael fabrica torre de metralhadora para tanques israelenses, entre muitos outros armamentos.

Acontece que 10.000 crianças palestinas foram mortas por Israel em Gaza nos últimos 100 dias, de acordo com a Save the Children.

O Tribunal Internacional de Justiça está a considerar se Israel violou a Convenção do Genocídio. Se assim for, então os partidos que ajudam os militares de Israel poderão ser tratados como cúmplices.

Um porta-voz do Ministério da Defesa disse ao Declassified: “Com 1.000 delegados de quase 50 nações presentes, é inteiramente correto que o Exército Britânico participe de uma conferência sobre veículos blindados atuais e futuros”.

O Defense IQ não forneceu ao Declassified passes de imprensa para participar da conferência. Também não respondeu às nossas perguntas sobre se o paradeiro de Pinto seria encaminhado à unidade de crimes de guerra da Polícia Metropolitana. 

Rafael foi convidado a comentar.

Quem é o Coronel Pinto?

Pinto comandou a Brigada Binyamin de Israel em 2013, quando declarou parte da Cisjordânia como zona militar fechada.

A medida favoreceu os colonos e desafiou uma decisão do Supremo Tribunal israelita que procurava proteger as terras agrícolas palestinianas. 

O incidente foi documentado por Yesh Din, um grupo israelense de direitos humanos que recebeu financiamento do Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha.

A apropriação de terras durante uma ocupação militar é um acto de pilhagem que pode ser considerado pelo Tribunal Penal Internacional como um crime de guerra.

Ele serviu como adido de defesa de Israel na Grécia antes de se juntar a Rafael.

Pinto deveria falar ao lado do gerente de proteção da força de Rafael, o tenente-coronel Moshe Adler, também reservista.

Quem mais está participando?

Seu colega, Timer Gabso, fará um discurso na segunda-feira sobre “letalidade para forças de manobra usando frota autônoma de UAVs”, ou drones.

Israel está a utilizar drones com inteligência artificial para identificar alvos em Gaza, o que os críticos dizem estar a causar um grande número de vítimas civis.

Gabso discutirá “Detecção e neutralização de inimigos além da linha de visão” e “Otimização da alocação de atiradores”.

Ele é o chefe de marketing de Rafael em sua “diretoria de guerra multidomínio”.

A Elbit, que fornece às IDF 85% dos seus drones e equipamento de guerra terrestre, também está a enviar oradores para Twickenham.

Eles discutirão a tecnologia Ironfist da empresa . Isto é instalado em veículos blindados e pode interceptar RPGs que chegam.

Está a desempenhar um papel fundamental na invasão de Gaza por Israel, onde combatentes palestinianos disparam foguetes antitanque em defesa do enclave sitiado.

A Elbit tem fábricas no Reino Unido que estão a ser alvo do grupo de acção directa Palestine Action.

Numa entrevista recente, o cofundador do grupo, Huda Ammori, disse ao Declassified : “O que Israel está a fazer é genocídio, e todos aqueles que estão a armar esse genocídio também são parte integrante desses crimes contra o povo palestiniano”.

* Phil Miller é o repórter-chefe do Declassified UK. Ele é o autor de Keenie Meenie: os mercenários britânicos que escaparam dos crimes de guerra. Siga-o no Twitter em @pmillerinfo

VEJA MAIS ARTIGOS

Imagem: Coronel Yossi Pinto. (Foto: IDF)

Sem comentários:

Mais lidas da semana