sexta-feira, 15 de março de 2024

Portugal | Nazis nas forças de segurança? Desnazificação, precisa-se! *

PSP apaga 'post' com foto de protesto nacionalista

Publicação na rede social tinha sido celebrada por Mário Machado, líder dos 1143, que destacou o “orgulho” em ser do grupo.

Amanda Lima | Diário de Notícias 

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apagou uma publicação nas redes sociais em que na legenda se lia: “A nossa missão é garantir a sua segurança”. Na imagem, elementos da PSP estão junto a uma manifestação do grupo nacionalista 1143.

O post  recebeu uma série de críticas de cidadãos que questionaram o motivo da publicação. “Bandeira de marketing  impecável”, lia-se num dos comentários. Noutro, era questionado que tipo de mensagem a PSP estava a passar ao público, especialmente por ter sido feita um dia após as eleições. Ao DN, a direção nacional do órgão explicou que a decisão de apagar a foto “teve por objetivo não continuar a alimentar qualquer polémica”.

A PSP ainda afirma que “tem por missão assegurar a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos de todos os cidadãos” e que “os policiamentos a manifestações são altamente dinâmicos e implicam, a cada momento, um dispositivo policial ajustado, de forma a garantir a proteção do direito de reunião, liberdades e garantias de quem se manifesta e para que cause o mínimo impacto na vida de todas as pessoas”.

Neste sentido, pontua que, por base no princípio constitucionalmente previsto do direito à reunião e manifestação, “a prioridade da PSP é sempre no sentido de assegurar o normal desenvolvimento das ações de manifestação previstas, acompanhando, dialogando e facilitando as intervenções que se mostrem pacíficas, legais e legítimas, impedindo e não tolerando toda e qualquer ação que atente contra a Constituição e contra a Lei”.

Na manifestação em questão, a PSP realizou uma espécie de “caixa de segurança” dos manifestantes nacionalistas, enquanto desciam as ruas de Lisboa com tochas, saudações nazi e gritos de ordem contra imigrantes. 

A força de segurança ainda ressalva que “zelará e protegerá TODOS os cidadãos, mantendo a normal ordem e tranquilidade públicas, e procurará proporcionar aos cidadãos uma sensação de segurança, encontrando o ponto de equilíbrio entre Liberdade vs Segurança e Ordem pública vs. Direitos, liberdades e garantias”.

A publicação, agora apagada, havia sido celebrada por Mário Machado, neonazi líder do grupo 1143, que organizou a manifestação xenófoba no dia 3 de fevereiro em Lisboa. No X (antigo Twitter), numa outra conta ligada ao movimento escreveu: “PSP Bem, do lado certo da história.” E num grupo de apoiantes no Telegram, Machado postou um print screen  da foto e escreveu “Orgulho em ser 1143”.

O grupo tem como principal bandeira o nacionalismo e a expulsão de imigrantes do país. Neste mesmo grupo, o DN sabe que estão presentes elementos da PSP, que comentam sobre casos que envolvem imigrantes de maneira xenófoba.

Alguns participantes também comemoram a agressão da PSP à jornalistas em serviço no protesto. Ao mesmo tempo, o grupo 1143 manifestou publicamente que apoia a luta dos polícias que realizaram uma série de protestos na campanha pré-eleitoral. Como o DN noticiou no final de janeiro, está a decorrer um inquérito que investiga o discurso de ódio por parte de elementos da PSP e GNR.

* Título PG

Relacionados e Diário de Notícias

“Não há 18,1% de portugueses votantes racistas e xenófobos.” A sério, Pedro Nuno?

Manifestantes protestam contra racismo e xenofobia

Sem comentários:

Mais lidas da semana