quinta-feira, 13 de junho de 2024

Na Eslovénia nenhuma voz pela paz é permitida -- assista

 

VER VÍDEO no YouTube, em inglês

Consortium News | Joe Lauria, editor-chefe, fala com Uroš Lipušcek, correspondente da televisão eslovena e “candidato da paz” nas eleições parlamentares europeias de domingo, 9 de junho. 

Em causa estava a questão mais essencial de todas: evitar uma grande guerra europeia que poderia ter consequências inimagináveis, bem como pôr fim ao genocídio em Gaza. Estas questões têm alimentado candidatos de terceiros partidos e independentes em todo o Ocidente, representando uma ameaça ao sistema.

Subsistem, no entanto, obstáculos formidáveis ​​à contestação do consenso dos principais partidos, especialmente na questão da paz e da guerra. Apesar do crescimento dos meios de comunicação sociais e independentes, que desencadeou esforços por parte dos governos para suprimir vozes anti-guerra, muitas vezes em associação com a chamada indústria privada anti-desinformação, os grandes meios de comunicação ainda têm uma enorme influência na formação do conhecimento de um eleitorado e até mesmo seu comportamento eleitoral.

Tal parece ter sido o caso aqui nas eleições europeias na Eslovénia. No dia das eleições seguimos o único candidato proeminente pela paz, o veterano correspondente da televisão eslovena que é conhecido de todos os eleitores depois de quase cinco décadas de reportagens de todo o mundo. Apesar da sua fama na Eslovénia, os grandes meios de comunicação, para os quais trabalhava, fecharam a sua campanha. 

Começamos com uma ampla entrevista com ele e depois o seguimos até a cabine eleitoral, até sua reunião com apoiadores para assistir aos resultados e, finalmente, até o centro eleitoral onde ele se dirigiu ao vivo à nação.

* Câmera e entrevistador: Joe Lauria. Editor: Cathy Vogan.

Sem comentários:

Mais lidas da semana