sexta-feira, 29 de abril de 2011

Timor Leste: CNRT EM CONGRESSO E XANANA GUSMÃO NA PAZ DA IMPUNIDADE




BEATRIZ GAMBOA*

Em Timor Leste faz-se a democracia possível, mas faz-se. Se quisermos optar por fazer uma abordagem positiva até devemos reconhecer que Timor Leste está muito melhor em tudo que a Guiné Bissau, não tardará que fique melhor que Portugal relativamente à democracia exercida nuns e noutros países da lusofonia.

Angola e São Tomé e Príncipe, em muitos aspetos, comparativamente, já mostram índices de défices democráticos superiores a Timor Leste. Quem conhece os países, que por lá viveu ou que por lá vive – sobrevive - sabe muito bem aquilo que afirma. Timor leva cerca de uma dúzia de anos de independência, os outros países lusófonos de África contam o triplo. É obra.

Nestes quase doze anos tem acontecido muito de errado. Há criminosos à solta que gozam de completa impunidade porque estão nos mais elevados escalões da política nacional, no empresariado, nos eclesiásticos, etc., quem não sabe isso? Mas nos outros países lusófonos acontece o mesmo. E em Portugal, a Mátria desta lusofonia, a corrupção tem tal dimensão que nem mexem no assunto, nem falam. Talvez porque “dá azar”, como é muito dos portugueses dizer quando algo não lhes agrada. Neste caso daria azar aos corruptos. Ora se eles estão nos partidos políticos e a exercer altos cargos porque haviam de querer “arranjar lenha para se queimarem”? Outra expressão idiomática bem lusa que significa que não estão para dar tiros nos pés ou até suicidarem-se politicamente, porque “corrupto sou eu”. Pensam. E bem.

Se na Mátria lusa há corrupção ao desbarato e a tropeço mas nem disso falam, porque não deveria de ser assim em Angola, em Moçambique, no Brasil, noutros países lusófonos e também em Timor Leste?

Timor Leste até será o país com menor corrupção se investigarmos todos os outros com profundidade. Exceptuando Cabo Verde, o resto é melhor nem falar porque pode “dar azar”.

Certamente por não querer ter azar, nem o seu CNRT, é que Xanana Gusmão não referiu a corrupção no discurso de abertura do congresso do partido que chefia, o CNRT.

O congresso começou hoje, 29 de Abril. A Agência Lusa e a Angop dão-nos conta do discurso de abertura. O que permite, mesmo à distância, perceber que, como os lusos, os dirigentes timorenses, neste caso o primeiro-ministro Xanana Gusmão, não fala “da coisa” porque dá azar. Azar que baste já ele teve ao longo destes anos todos, desde que se guindou ao primado de governar por estar muito desiludido com as faltas de poderes que detinha enquanto presidente da república. Para ele era um lugar pomposo mas esvaziado de poder. Mal deu para tecer as teias de um golpe de estado. Mesmo assim todos ficaram a perceber que foi ele o ideólogo do golpe que se ia adaptando às situações e agindo, fazendo agir – como ao major Reinado - para levar a bom porto a sua ambição de governar. Mal, pelo que se vem percebendo. Mas podia ainda ser muito pior. Por isso deve ter o reconhecimento de todos nós. Deve?

Atente-se no que atrás é mencionado: “Azar que baste já ele os teve ao longo destes anos todos, desde que se guindou ao primado de governar…”. É que foi mesmo assim que aconteceu. E nisto a Austrália está enterrada até ao pescoço. E os EUA também. E os bispos timorenses, a igreja, arcaica e dita pedófila assumiu a obra de agitar, agitar, agitar. Foi o golpe de estado de 2006. Foi a desestabilização levada aos extremos, foi o assassinato de mais de trinta pessoas e mais de uma centena de feridos. Foi a destruição de muitos milhares de casas. Foi o retorno à existência de campos de refugiados. Foi o terror de uma criação apelativa e de facto dos ódios loromonos e lorosaes de há séculos que Xanana Gusmão usou num célebre discurso enfatizado e corroborado pela presença e o dizer de uma australiana com quem se casou, Kirsty Sword.

Foi há dias que em artigo da WSWS, aqui compilado, vimos referência à responsabilidade de agentes e governo australiano do então PM Howard na desestabilização e golpe de estado de 2006. Quem o afirmou foi a “secreta” portuguesa e a revelação chega a público através das divulgações do Wikileaks, não foi novidade. Podemos e devemos deduzir que os arrufos de Gusmão com a Austrália e com quase tudo que de lá venha não acontecem por acaso. O que lhe prometeram em 2006, 2007 e anos seguintes não sabemos. Mas ele saberá. Podemos é deduzir que foram promessas vãs que Gusmão acabou por perceber que se continuasse na linha de consonância com os seus amigos dos governos australianos o neocolonialismo exacerbado dos gigantes anglófonos instalavam-se com plenos poderes no país. Ora Gusmão e os milhentos resistentes pela independência não andaram no mato e nas montanhas, nas cadeias indonésias, e etc., para isso. Espertou. Despertou. Até quando, é previsão que nem ele sabe.

Talvez pela violência, mortes e destruição que provocou em 2006, vimos Xanana Gusmão abrir o congresso do seu partido CNRT a falar contra a violência, também falar dos propósitos da criação daquele partido engenhado pós-golpe de estado.

Disse Gusmão, em certo momento da abertura do congresso que o CNRT, em 2007, "foi criado para participar de forma ativa na estabilidade nacional e contribuir para o fortalecimento dos valores da democracia em Timor-Leste". Mentira.

O CNRT não foi criado por isso mas sim para, a par com a Austrália, os EUA e a igreja e integracionistas, se apoderarem do poder governativo. Por essa mesma razão é que Ramos Horta, em 2007 eleito presidente da república – o que fazia parte da estratégia – nomeou primeiro-ministro o Gusmão do CNRT, em detrimento do partido mais votado, a FRETILIN. Para isso valeu a engenharia de que se socorreram e a que chamaram AMP, Aliança de Maioria Parlamentar. Algo sem estatuto jurídico, feito sobre o joelho, mas que serviu às mil maravilhas para enfeitar o ramalhete do golpe de estado e da entrega do poder ao seu mentor. Na AMP estão representados cinco partidos (para obterem uma maioria) mas se aqueles partidos não chegassem para os propósitos pretendidos podiam ter sido seis, sete ou dez partidos. O que importava (e importa) é serem detentores dos poderes. Mais nada.

É agora que uma vez mais ouvimos Xanana Gusmão falar contra a violência e outros blás-blás. A sua credibilidade é nula. Se nos lembrarmos de quanto, em 2006 e 2007, falou sobre ser contra a violência num lugar e discursar em tons de a provocar pouco tempo depois em outro lugar. E o 11 de Fevereiro? Um recheio de violência protegido pela impunidade absoluta.

Na abertura do congresso Gusmão falou assim: "Os delegados têm oportunidade de refletir no Congresso sobre o sentido das eleições e assumir o espírito da democracia, recusando a violência, a intolerância política, as ameaças e provocações, as acusações sem sentido, nas próximas campanhas eleitorais (presidenciais e legislativas)". Vê-se mesmo que Gusmão está na paz do senhor… da impunidade. Ninguém diria melhor depois de ter sob controlo todos os poderes após os resultados de um golpe de estado. Além de primeiro-ministro, Gusmão, açambarcou os poderes de ministro da defesa e da segurança interna – forças armadas e polícias – para além de ministro do petróleo e do gás. Claro que é contra a violência, tem o país na mão. É um boçal ditador democrático. E quem for contra isso, contra ele e seus poderes, contra aqueles que o apoiam, roubem ou não roubem, pode sair pela porta das traseiras na vertical (sorte) ou será exorcizado. Podendo vir a ser postos a ridículo, como Mário Carrascalão ou como Zacarias da Costa. É nesses momentos, nessas atitudes, entre outras, que vimos cair a máscara democrática ao ditador que está arrufado com a Austrália que o apoiou contra o governo eleito e legítimo em exercício e derrubado em 2006.

Ainda hoje foi a abertura do congresso. Diz a Lusa das palavras de Gusmão: “Insistindo no tema, Xanana Gusmão defendeu que o partido "deve dar a máxima relevância aos deveres que estipulou, nomeadamente de educar o povo para os valores democráticos, o que significa assegurar a tolerância, respeitar os outros, comprometer-se com a não-violência e desenvolver a paz".

Na lusofonia há uma expressão que cabe aqui com toda a pertinência: “Ficam-te muito bem esses sentimentos e o dito, pior é que faças ao contrário”. É o caso.

Gusmão, hoje, no congresso, deu um exemplo sobre o que os povos querem: "Em vários países do mundo, estamos a assistir ao fenómeno da chamada 'revolução popular', em que os povos se levantam para exigir a democracia porque não querem viver mais em regimes antidemocráticos, que não dão liberdade de expressão e violam os direitos humanos fundamentais", disse o primeiro-ministro.

Se acaso o PM timorense considera que o seu povo vive em democracia, como devia, a situação é preocupante. Não há democracia onde há fome, onde uma elite que lhe está anexa e demonstra viver acima dos seus reais rendimentos, onde, num ápice, pobres e remediados ficaram abusada e ostensivamente ricos após ele os levar para o poder ou de algum modo apensá-los a si próprio. Isto para não referir os seus familiares. Fiquemos só pelos amigos e pelos “amigos”. Uns empreiteiros, outros assim, outros aqueloutro.

O congresso começou. Muito mais vai ser dito, tudo de muito bonitinho vai ser reportado, como manda a praxe. Do que decidirem, que já está decidido pelo ditador democrático, assim se fará na campanha eleitoral para a Presidência da República e para o Parlamento Nacional (assembleia legislativa). Aliás, assim se dirá na campanha eleitoral. Voltando a serem eleitos e serem governo quase tudo acontecerá ao contrário ou de forma diferente. Como convier à súcia que ladeia Gusmão.

Acontece assim em Timor Leste, em Portugal, em países lusófonos e muitos outros que até nem são lusófonos. Por todo o mundo a democracia de faz-de-conta cheira a cadáver. Quem quer fazer fortuna vai para a política. Que se saiba não conseguem ter vencimentos astronómicos que lhes permitam fazer fortunas. Não? Então roubam. Permutam favores… Outro modo de fazer fortunas não se conhecem, excepto no Totobola, no Totoloto, no Euro milhões. Em jogos. E mesmo assim, na maior parte das vezes nem são fortunas. Pois. Mas a política é um jogo onde quem ganha mais são os batoteiros bafejados pela impunidade. Quem não sabe isso?

Atentemos sobre o que vai acontecer neste segundo congresso do CNRT deste fim-de-semana e nesta democracia à timorense. Apesar da fome no país, da corrupção, dos roubos, dos enriquecimentos espontâneos, do défice democrático, das injustiças e impunidades…

Com espírito positivo podemos dizer que há países da lusofonia em circunstâncias muito piores. É melhor partir uma perna que duas.  Da Guiné Bissau nem se fala. Mas Gusmão e Timor Leste já viveram uns laivos desse país. Esperemos que não voltem, que não deixemos.

*Apoio e revisão de ANTÓNIO VERÍSSIMO

Relacionado: Xanana Gusmão, em congresso, exorta CNRT a recusar a violência eleitoral

 
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Alkatiri mete os pés pelas mãos e RENUNCIOU. Constrangido ou não reconheceu a sua incompetência em gerir o estado timorense e suas fragilidades óbvias. Fechou-se em si cavando a falência moral política de seu governo. Não me surpreende a Fretilin ter a relativa maioria parlamentar. Empregando apaniguados, se utilizando do uso público dos cargos tinha como promter o que não poderia cumprir. Nas próximas eleições deve desabar...

Anónimo disse...

O Beatriz Gamboa, quando vao aceitar que o vosso partido de estimacao, Fretilin, e o seu governo fizeram tao pessimo trabalho que fizeram inimigos na maioria da propria populacao timorense e por total inepcia quase deitaram Timor por um precipicio abaixo?

Deixem-se desses odios politicos e abram os olhos para o povo que esta melhor hoje que ja alguma vez esteve com o governo da Fretilin.

O Sr Mari demonstrou tao clara inepcia na lideranca do governo que o que lhe aconteceu foi por culpa propria. Os ministros dele andavam a armar grupos de militantes da Fretilin ilegalmente com armas de guerra e a unica coisa que ouvimos dele foi que nao sabia de nada.

Um PM que nao sabe que os seus ministros andavam a cometer crimes quando toda a gente sabia nao merece ser PM. Ponto final.

Mais lidas da semana