sexta-feira, 20 de maio de 2011

CPLP - BRASIL REAFIRMA DISPONOBILIDADE EM PASSAR EXPERIÊNCIA ECONÓMICA





Luanda – O secretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda do Brasil, Luiz Augusto, manifestou hoje, em Luanda, a disponibilidade do seu país passar a sua experiência de sucesso económico aos demais estados membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Em declarações à imprensa, à margem da II Reunião dos Ministros das Finanças da CPLP, que decorre em Luanda, Luiz Augusto disse que para que tal aconteça é necessário que haja um estudo profundo entre as equipas económica dos estados membros, visto existirem realidades económico/financeira diferentes entre eles.

Disse, a título de exemplo, que um dos aspectos que ajudou a manter a economia brasileira estável, nos últimos anos, foi o incentivo do governo ao consumo, com os bancos públicos a injectarem dinheiro na economia e por essa via fez com que as pessoas de baixa renda tivessem poder aquisitivo.

Esse conjunto de factores favoreceu o Brasil, frisou, tanto é que foi dos últimos a ser atingido pela crise económica e financeira e os primeiros a sair dela.
Segundo Luiz Augusto, um dos pontos da estabilidade financeira que o Brasil regista actualmente tem a ver com o facto do Governo do país não ter mexido na taxa de câmbios, mantendo-a flutuante.

A par do Brasil e de Angola, participam na II Reunião de Ministros das Finanças da CPLP, representantes de Cabo Verde, da Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, bem como de Timor Leste.

O encontro dos ministros das Finanças foi antecedido de uma reunião preparatória de altos funcionários dos ministérios das Finanças da CPLP que tratou dos temas a serem abordados pelos titulares do sector.

Sem comentários:

Mais lidas da semana