segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cuba: DISSIDENTE MORRE DEPOIS DE ESPANCAMENTO POLICIAL





Um dissidente cubano morreu este domingo depois de ter confrontos com as autoridades numa manifestação em Santa Clara, em Cuba, segundo opositores que acusam a polícia de o ter espancado e provocado a sua morte.

Juan Wilfredo Soto morreu ao princípio da manhã de domingo, disse o dissidente Guillermo Fariñas numa conversa telefónica com a agência Associated Press.

Segundo Fariñas, Soto foi detido e espancado na quinta-feira durante um protesto contra o regime. Soto foi hospitalizado e, ainda segundo Fariñas, os médicos disseram que morreu de pancreatite.

Até ao momento, a AP não recebeu resposta ao pedido de informação que fez ao governo cubano nem conseguiu confirmar este caso junto de fonte independente.

A pancreatite pode ser causada por vários fatores e Fariñas admitiu que Soto, de 46 anos, tinha vários problemas de saúde, incluindo diabetes, gota e problemas cardíacos e circulatórios.

Mas para Fariñas, a polícia foi responsável pela morte de Soto. «Este assassínio não pode ficar impune», disse.

Pouco conhecido fora de Santa Clara, Soto foi um dos apoiantes da greve de fome de 134 dias que Guillermo Fariñas fez em 2010 para exigir a libertação dos prisioneiros políticos em Cuba. O protesto foi reconhecido pela União Europeia, que atribuiu a Fariñas o Prémio Sakharov de direitos humanos.

Na foto: Juan Wilfredo Soto

1 comentário:

Anónimo disse...

Aleluia !!! Aleluia !!! Este blog noticiando violações de direitos humanos em Cuba !!! Estou espantado !!!

Está difícil ignorar, né?

Mais lidas da semana