terça-feira, 10 de maio de 2011

Luanda: Documentos sobre antigas colónias portuguesas em exposição




ANGOLA PRESS

Luanda – Os ofícios, relatórios e processos que demonstram os laços de cooperação entre as antigas colónias portuguesas, no passado,  estão patentes, desde hoje  até ao dia 30 deste mês, no espaço do Arquivo Histórico Nacional, em Luanda.


Nesta amostra, promovida pelo Arquivo Histórico Nacional em alusão a semana cultural dos Países de Língua portuguesa (CPLP-de 5 a 13 de Maio), vê-se e lê-se documentos do Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Princípe e Timor Leste, bem como Angola.

Os documentos expostos demonstram que os responsáveis dos países referidos nos anos 1766 a 1922 endereçavam para Angola os seus ofícios, relatórios e processos sobre o envio de degredados para o “Reino de Angola”, pedido de sementes de Algodão do Governo de Cabo Verde para Angola, o processo do Governo-Geral de Angola, a mandar publicar o anúncio sobre o concurso para o provimento de vagas de oficiais aduaneiros, na Guiné, em 1913, entre outras informações.

Após apreciar a exposição, ao falar à imprensa, a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva disse que os documentos expostos reportam-se a um património comum, o qual demonstra as relações do passado mais longínquo entre as antigas colónias portuguesas. 

“Temos aqui documentos do século XVIII, relativos às relações de Angola e Brasil, do século XIX e XX, relativos a Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Timor.

Por isso, penso que a mostra vai permitir que os investigadores se interesse na pesquisa das relações estabelecidas entre estes países e possam, de facto, descodificar as mensagens que estão nestes documentos”, asseverou.

Rosa Cruz e Silva sublinha que o conhecimento destas informações vai mostrar caminhos novos nas relações do presente entre estes países.

Sem comentários:

Mais lidas da semana