quinta-feira, 19 de maio de 2011

NÃO ADESÃO À ASEAN É “UMA FALHA DA NOSSA DIPLOMACIA” - Mari Alkatiri




SAPO TL

Para o Secretário-Geral da Fretilin e ex-primeiro-ministro, Mari Alkatiri, o insucesso da candidatura do país lusófono deve-se a debilidades da diplomacia timorense no decorrer do processo de candidatura. Faltou igualmente exercer uma certa influência sobre todos os Estados-membros daquela associação de Estados para garantir o sucesso da iniciativa, informa a agência PNN.

"Eu penso que esta seja uma falha da nossa diplomacia. Falhanço porquê? Se fazemos uma proposta de adesão, devemos começar por consultar todos os parceiros (membros da ASEAN) para que a nossa candidatura seja aceite por todos", explica Alkatiri.

"O Executivo não deveria ter submetido a proposta de adesão ao secretariado daquela associação de países sem saber se teria apoio por parte dos países membros. Deveria ter existido por parte do Executivo timorense a preocupação de saber qual a posição de Singapura sobre as necessidades timorenses para o sucesso da adesão antes de Timor ter feito a sua candidatura", continua.

Vários membros do Parlamento timorense pertencentes a diferentes cores partidárias concordam com este adiamento da entrada do país para a ASEAN, entre eles o deputado da CNRT Adério Hugo da Costa e também Mario Viegas Carrascalão, justificando a falta de recursos humanos para competir numa economia regional.

SAPO TL com PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana