A ONU diz que o documento que "Tempo Semanal" obteve não é a posição oficial da ONU.
A missão da ONU no Timor-Leste está a planear a sua retirada após as eleições de 2012 e o documento vazado veio de uma reunião de janeiro sobre a transição.
O documento descrve muitas fraquezas das instituições de Timor, e disse que a consolidação do poder com que o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, esta a fazer pode enfraquecer o papel do Parlamento e os Tribunais.
Num seminário em Díli na terça-feira, o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão rejeitou o relatório da ONU, e que ele continua no compromisso com a democracia e nunca interferiu com o Judiciário.
O secretário-Geral do CNRT, Dionísio Babo Soares, diz que o relatório foi um golpe para a confiança com a ONU, e que considera como um ataque pessoal.
O porta-voz da ONU, Gyorgy Kakuk, diz que o documento era apenas uma das muitas avaliações sobre a situação no país, e são estudos feitos e foi partilhado e analisado com perspectivas diferentes.
SAPO.tl e ABC Radio
2 comentários:
WHO LET THE DOG OUT?
"Dionisio Babo Soares, diz que o relatorio foi um golpe para com a cnfianca da ONU, e que considera como um ataque pessoal".
Pelo menos que a ONU nao faz golpe para fazer cair um governo como os senhores da CNRT fizeram em 2006 ao governo da Fretilin. E um PM que tenta boicotar tudo aquilo que nao eh de seu gosto e nao saber separar o estado e a sua pessoa deve ser criticado e se possivel nunca ter um cargo publico, senao vamos ter ditadores.
Enviar um comentário