sexta-feira, 20 de maio de 2011

ONU SÓ REVELA DITADOR NO NONO ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DE TIMOR-LESTE




ANTÓNIO VERÍSSIMO

Ontem em Timor-Leste foi dia de comemoração de 9 anos de independência. Hoje já é 21 de Maio. Já lá vai o dia 20 e estas são as primeiras horas do caminho a percorrer para o décimo aniversário da independência do país, sacramentada e reconhecida por toda a comunidade internacional. Em Maio de 2012 Timor-Leste estará em efervescência e à beira do período eleitoral para as Presidenciais e Legislativas. Será ano de grande rebuliço, ao contrário deste, em que as comemorações decorreram sem “casos”, para além dos ditos e mexericos provocados por um relatório da ONU que, segundo parece, pela primeira vez faz constar a verdade acerca do caráter de Xanana Gusmão. Não que para os responsáveis de topo da ONU em Timor-Leste e na sede isso fosse novidade. Porém, ao que julgamos nunca tinha sido registado preto no branco em relatório que deve ser tomado em consideração, ao menos desta vez. Agora, que nem Hasegawa nem Atul Kahre estão para encobrir o golpista e ditador que quase sempre se alapa em máscaras que sabe serem do agrado dos que o escutam e vêem. Xanana Gusmão além de bom ator é um bom executante e mestre do disfarce. O que convém nos políticos inescrupulosos quando se formam e que nele é inato.

Para quem se recusa a aceitar verdades afirmadas por vários elementos do coletivo da Fábrica dos Blogues, no Timor Lorosae Nação, principalmente no blogue que pertencia à primeira edição, de 2006 a 2010, talvez o relatório “secreto” da ONU possa agora contribuir um pouco mais para dissipar dúvidas e até doentios refúgios na negação. Obviamente que Xanana Gusmão representa desde a independência do país até à atualidade uma enorme desilusão. Foi exatamente isso que viemos sempre afirmando e demonstrando, baseados em exemplos bastante reais e proporcionados pelo próprio Xanana Gusmão publicamente. Assim, de repente, podemos recordar a ameaça direta e intempestiva que ele fez aos jornalistas que convocou porque haviam reportado as palavras do major Alfredo Reinado em que o responsabilizava ser mentor e principal responsável pelos acontecimentos que visaram a queda do governo legítimo de Mari Alkatiri, quando era então Gusmão PR e Comandante Supremo das Forças Armadas. O golpe de estado de 2006. Ora só um ditador, um anticonstitucionalista, teria o pejo de ameaçar profissionais da comunicação social com prisão sumária. E só profissionais temerosos se calariam. Na época, em Timor-Leste, houve os que realmente se calaram e a partir daí tudo passou a ser tratado de “pantufas” no que estava relacionado com Alfredo Reinado, o major que declarou que se fosse julgado e condenado, Xanana seria condenado por mais tempo.

A Alfredo Reinado, como ao militar de confiança que sempre o acompanhava, Leopoldino Exposto, o atrevimento valeu-lhes a execução no jardim da casa de Ramos Horta - onde foram atraídos em flagrante emboscada na manhã de 11 de Fevereiro de 2008. Provas que constavam na autópsia que o coletivo de juízes do Tribunal de Díli tudo fez para ignorar, como habitualmente acontece em regimes em que se temem ditadores e anti-constitucionalistas. Sobre isto muito haveria a repetir mas já foi dito durante vários anos e será por muitos mais, até deixar de cair em saco roto e em aparente esquecimento…

O que nos diz o relatório da ONU, agora divulgado, é que Xanana Gusmão é um elemento perigoso que ameaça as liberdades, a justiça e a democracia em Timor-Leste. Não sendo novidade, sendo aquilo que repetidamente tem sido afirmado por nós com alguma veemência, assim como por outros – quase sempre em circulo fechado – que não sendo seus opositores, mas sim indivíduos entendidos e experientes, acabam por “reconhecer os defeitos perniciosos para a democracia” do atual PM timorense.

Ficou demonstrado uma vez mais o que é e quem é Xanana Gusmão quando respondeu ao constante no polémico mas correto e pertinente relatório. Espontaneamente o praticante e adepto de inconstitucionalidades disse que os da ONU “Façam as malas e vão para o Iraque ou Afeganistão”. E lá usou dos argumentos e prosápias que podem verificar, manipulando com base numa ou noutra verdade, sendo inexato, usando inverdades e pretendendo, com ingratidão, que se ignorem os fatores positivos que a presença da ONU teve para com Timor-Leste. É agora que são todos uns malandros e parasitas, sem ressalvas. Porque houve quem não lhe aparasse os golpes e tornasse oficial a enfermidade de caráter de Gusmão. Como já devia há muito ter sido feito, porque ao não o fazerem corremos o risco de estar a “fabricar monstros”. Sabemos que isso não acontece pela primeira vez. Antes pelo contrário, de volta meia repete~se em África e noutras partes do mundo. Ora se há coisa que deve aborrecer a comunidade internacional, representada pela ONU, em Timor-Leste como noutras partes do mundo, é contribuir para o “fabrico” de monstros políticos que mais cedo que tarde acabam por subjugar povos, atropelar as legalidades nacionais e internacionais, cometer atrocidades imensuráveis.

Pelo constante no relatório Xanana Gusmão devia de ter tido uma atitude de reconhecimento às constatações relatadas e tomá-las por críticas objetivas, merecedoras da sua atenção e empenho em se corrigir, praticando e demonstrando o contrário a partir deste momento – auto-analisando-se e auto-criticando-se. Fazendo psicanálise. Porque não? Porque os ditadores, os dos entraves às legalidades, aos preceitos constitucionais, à justiça elaborada democraticamente, não possuem a peculiaridade de assim proceder. São absolutos, julgam-se deuses, julgam-se sempre justos, infalíveis, detentores da razão perpétua, mais sabedores, omnipotentes e omnipresentes através de informadores e de outros indivíduos, manipulados, subjugados e quase sempre ao seu serviço.

Como devia, politicamente, Ramos Horta, na qualidade de PR, veio a terreiro em defesa do PM Xanana Gusmão. Ora Ramos Horta não é estúpido e sabe que no relatório estão inscritas verdades. Pese embora que o próprio também tem no seu “cadastro” o cometimento de algumas inconstitucionalidades. Conhecidas e pelos nossos blogues e imprensa domada descritas. Para não provocar um alongamento exagerado da prosa é melhor ficar por aqui.

Em “Presidente indignado com documento da missão da ONU que aponta PM como obstáculo” podemos ler em lauda da Lusa que Horta manifesta "indignação com a inaceitável pseudo-análise inventada por um burocrata da UNMIT referindo-se à liderança do primeiro-ministro Xanana Gusmão". E que mais à frente afirma que "Ninguém neste país, ou na região, está mais empenhado do que o primeiro-ministro Xanana Gusmão na democracia, no primado da lei e na paz". Não é verdade. E Horta sabe isso. Houve fase em que ele próprio “pulou a cerca” da legalidade e implantaram “esquemas paralelos”, caso do MUNJ, de que já nem se ouve falar, sendo argumentado que foi criado para “torpedear” Alfredo Reinado e… E conseguiram. E os do MUNJ na atualidade onde estão? Como vivem? O que fazem? Que bens possuem? Cadê o MUNJ?

Temos assim que aos 9 anos de independência Timor-Leste já tem umas quantas histórias sujas para contar e que também por razão dessas práticas é que existe o relatório que aponta Xanana Gusmão como individuo “considerado obstáculo para a democracia em relatório da ONU”. O ideal era que, pelo menos, fosse reconhecida alguma razão de existir ao constante no relatório e que PR e PM procedessem às devidas correções nas suas práticas de se armarem em todos-poderosos, como já por várias vezes aconteceu e assistimos. Incluindo Ramos Horta.

Sendo verdade que o parasitarismo e flagrante oportunismo está colado à pele e às entranhas de certos elementos da ONU, na UNMIT e noutras partes do mundo, temos de saber reconhecer que nem tudo tem sido negativo e que no seu quadro de colaboradores existiram e existem elementos valiosos que têm contribuído para melhorar a situação de Timor-Leste e dos timorenses. Só o indivíduo descrito no polémico relatório é que se enquadra no perfil de agora declarar que “vão para o Iraque e Afeganistão”. Como o peixe, Xanana Gusmão “morre pela boca” vezes demais. Revela-se, também por palavras, o que na realidade é. E que pretende esconder por saber ser reprovável por muitos que ainda o admiram e pelos anónimos ou não que lhe guardam desilusão. Não fosse conhecermos-lhe a falsa modéstia, a arte de bem representar, e talvez um dia ainda voltássemos a acreditar nele por razões e por atos que demonstrasse honestamente. Difícil, mas não impossível. Ainda agora o país é uma “criança”, nem chegou à adolescência. Chegará com o próximo governo, que governará até 2017. Então teremos oportunidade de saber se o crescimento do jovem é promissor e se se funda em alicerces de justiça, empregos, paz, pão, democracia e liberdade. Se assim acontecer será um país a sério e a Pátria que os timorenses merecem.

7 comentários:

Anónimo disse...

"Para quem se recusa a aceitar verdades afirmadas por vários elementos do coletivo da Fábrica dos Blogues, no Timor Lorosae Nação..."

Salve o Verissimo, dono da verdade?

Pfffff.

"Obviamente que Xanana Gusmão representa desde a independência do país até à atualidade uma enorme desilusão"

Desilusao para quem? Para os senhores da Fabrica e para a Fretilin?Pffff

O povo continua confiante en Xanana e os resto sao cantigas. Esperem pelas eleicoes de 2012 e ja vao ver o que quero dizer com isto.

"Ora só um ditador, um anticonstitucionalista, teria o pejo de ameaçar profissionais da comunicação social com prisão sumária."

Pffff. Timor estava em estado de sitio devido a crise e ao darem voz as acusacoes infundamentadas do Reinado os jornalistas estavam a contribuir para o prolongamento da crise. Os jornalistas mais que qualquer cidadao tem tambem o dever de exercer a sua profissao com responsabilidade para zelar pelo bem estar publico. Senao piltra com eles!

"Alfredo Reinado, o major que declarou que se fosse julgado e condenado, Xanana seria condenado por mais tempo"

Quando o Reinado acusou o Mari Alkatiri de ser o autor da crise, o Verissimo e os seus colegas da frente imediatamente chamaram-lhe de aldrabao. Quando Reinado viu que mesmo com a mudanca de governo ele ainda teria que responder perantea justica pelos militares das F-FDTL que ele abateu em Fatuhada e por isso passou a acusar Xanana de ser o autor da crise, logo o Verissimo e os seus colegas da frente decidiram que afinal Reinado ate ja nao era assim tao aldrabao. Essas ginasticas e reviravoltas de 180% por parte do Verissimo nao lhe ficam nada bem.

"A Alfredo Reinado, como ao militar de confiança que sempre o acompanhava, Leopoldino Exposto, o atrevimento valeu-lhes a execução no jardim da casa de Ramos Horta - onde foram atraídos em flagrante emboscada na manhã de 11 de Fevereiro de 2008"

Quem abateu o Reinado foram os militares das F-FDTL. As proprias F-FDTL odiavam Reinado pelas mortes que ele causou em confrontos com militares das F-FDTL. Na altura a Fretilin regozijava-se que as relacoes entre as F-FDTL e Xanana Gusmnao estavam estremecidas. Prova disso foi Xanana Gusmao como comandante em chefe das F-FDTL ter sido impedido por militares das F-FDTL em entrar em Rai-kotu para averiguar o resultados das operacoes militares em perseguicao dos peticionarios. Mais tarde, arrependido, Taur Matan Ruak confidenciou a Xanana que ele teria dito a Roque Rodrigues que o maior erro do governo da Fretilin foi ter tentado submeter as forcas armadas ao partido Fretilin. Talvez pensavam que se no passado as Falintil eram o braco armado da Fretilin, na independencia deveriam voltar a se-lo.
Os maiores odios reservados a Reinado eram da Fretilin porque as accoes militares e rebeldes do Reinado forcaram a queda do governo da Fretilin, e da F-FDTL porque militares das F-FDTL morreram em confronto com Reinado.

So alguns exemplos para desmarcarar estes senhores da fabrica, auto-nomeados donos da verdade.

Uma coisa eh certa, o Verissimo e os colegas da fabricas sao peristentes em alimentarem os seus odios de estimacao contra Xanana e o actual govern da AMP. So ha um pequeno problema para tanto trabalho e dedicacao a esse odio, eh que "As vozes dos burros nao chegam ao ceus"

Anónimo disse...

O mainato escreveu. Escreveu mas baseado em uma ou outra verdade com mentiras à mistura.

É evidente que Gusmão não é quem internacionalmente os povos julgavam ser, assim como os timorenses. A desilusão advêm dos atos deste individuo sem respeito pela vida e pela democracia. Pela justiça e pelas compensações que retira aos timorenses para distribuir pela súcia que o rodeia e familiares. Estamos perante um grande ladrão do povo timorense que não resolve as carências do povo.

Não se trata de diferenças político partidárias mas sim de apreciação do comportamento do individuo. Os partidos políticos não são defendidos aqui, como no caso da Fretilin, como diz o mainato no comentário anterior.

Refere que Xanana teve de ser duro com os jornalistas porque se estava em plena situação de estado de sítio. Mentira. O estado de emergência ou de sitio foi declarado após o 11 de Fevereiro de 2008, após a execução de Reinado. O que é referido sobre a ameça foi após as palavras de Reimado em vídeo, em 2007.

Mas o mainato deturpa as verdades. É isso que se vê. Para enganar quem? A ele próprio?

Não. Não está em questão isso de que fala dos FDTL não “gostarem de Reinado”. As coisas não funcionam assim. Nem funcionaram. Reinado foi atraído a uma cilada em 11 de Fevereiro para o executarem. A mando de quem? E Horta foi baleado a mando de quem? A depois, nessa manhã, Xanana e a mulher inventam o “atentado de Balibar” para se protegerem do seu envolvimento no 11 de Fevereiro… Ou não? É que ficou provdo que não houve atentado nenhum. Muito menos feito por Salsinha. Mas Xanana inventou para baralhar espíritos, confundir.

O mainato defende criminosos. Está no seu direito mas revela ser uma pessoas sem respeito pela vida dos outros. Reinado tinha todo o direito de ser julgado em tribunal… Só que isso não convinha a Xanana Gusmão. Afinal ele foi o mentor do golpe de estado, responsável pelas mortes e destruição de 2006. Reinado também mas Xanana não se ia safar se Reinado fosse a tribunal. Foi por isso que Reinado foi executado sumária mente às ordens do carrasco desonesto que agora é primeiro ministro de TL.

Reinado foi usado por Xanana, como outros. Você, senhor mainato, também está a ser. Fique mais atento e aceite as verdades que antes foram afirmadas pelos que fazem os blogues da Fábrica mas que são corroboradas pelos da ONU nesse relatório em questão.

Quanto à Fretilin, que diz ser preferência da Fábrica. A Fretilin muito fez para encobrir Xanana Gusmão. Não é a oposição honesta e ativa que se deseja. Isso mesmo já todos vimos e lemos aqui em artigos de opinião de vários elementos da Fábrica.

Deixe de mentir por nada e para proteger um carrasco. Um falso.

Anónimo disse...

Todos sabemos que o grande objectivo do Reinado era acabar com o Alkatiri/Fretilin e para isso teve o apoio incondicional de muitas forças incluindo a ONU,Australia e Portugal(Ana Gomes etc. Xanana como grande estratega soube tirar partido desta crise e chegou ao poder atraves de uma revolta interna por ele provocada. Hoje diz que já não precisa dos malaios mas tudo não passa de propaganda pois ele mais do que ninguem sabe que sem o apoio destas forças não tem qualquer hipotese nas proximas eleiçoes.

Anónimo disse...

Podem falar muito fazendo comentarios retoricos e filosoficos, mas uma coisa e certa, Timor-Leste e um Pais democratico tem feito/sido um exemplo no exercicio da democracia onde ha liberdade de expressao, de organizacao de demonstracao entre outras do qual promove a participacao das mulheres nas diversas instituicoes do Estado bem como promovendo o sector privado timorense ratificando diversas convencoes internacionais importantes, como direitos humanos etc., O Primeiro Ministro Xanana Gusmao governa um pais de sistema multipartidarismo do qual existe liberdades de opinioes, como e sabido. Como timorense estou ao lado de Xanana e de acordo com o Presidente da Republica Ramos Horta, e verdade que esta na hora para os internacionais se irem embora, agradecendo a contribuicao que se fez durante estes anos, tambem consciente de que precisamos de apoios em algumas determinadas sectores porem com a funcao de assessorias, mesmo assim, nas areas e que sao identificadas pelos timorenses sendo decidio pelos timorenses sobre assistencia que deve ser dada aos timorenses. Por favor agora e tempo para voces irem a outros cantos do mundo que ainda tem problemas da democracia contribuindo as vossas ideias la. Por que e que nao vao tambem ensinar a Singapura e outros sobre a democracia, mas vivem-se bem economica e tecnologicamente? e os povos deles estao prosperos. Porque tem procupado muito com so Timor-Leste? alguma interesse ha...! Por favor, o mais tardar e proximo ano para arrumarem as vossas malas para se irem embora e cumprir outras missoes importantes noutros cantos do mundo. Viva Xanana Gusmao e Viva Povo Timor-Leste...! estejam e continuem a ser vigilantes ao nosso Pais....! Acordem...!

Anónimo disse...

Viva Xanana Gusmao viva Povo Timorenses, estejam vigilantes....!!!

Anónimo disse...

Toda a gente sabe muito bem que a maior parte das coisas que o Verissisimo escreveu nesta peca sao puras mentiras e invencoes baseadas em teorias de conspiracao logo cedo desenvolvidas e propaladas pela maquina de propaganda da Fretilin e regurgitadas atraves da Fabrica dos Blogues no qual o Verissimo e um dos principais operadores.

Quem tem acompanhado este blog desde a sua nascenca em 2006 quando o governo de Mari Alkatiri estava em vias de extincao sabe muito bem que o TLN e os blogues associados sempre foram as vias de disseminacao da propaganda da Fretilin.

Quem deve parar com as mentiras e as deturpacoes das verdades sao os senhores militantes e e os portugueses como o Verissimo que por questoes ideologicas apoiam tao fielmente a fretilin e devem aprender a respeitar a vontade do povo timorense que confia e continuara a confiar em Xanana no futuro.
Devem tambem perceber que esta propaganda toda na blogoesfera de nada vos vale porque o povo timorense sabe o que quer e quem eles querem a governar o pais. Xanana vai ser PM pelo menos mais um mandato depois das legislativas de 2012. Podem repetir as vossa mentiras aqui um milhao de vezes que nao ira fazer qualquer diferenca.

O maior perigo deste blog e o de criar no seio da propria fretilin um falso sentido de confianca e esperanca que causara ainda maiores desilusoes nas proximas eleicoes.

Tomando em conta a dinamica da politica partidaria timorense seria um autentico milagre a fretilin voltar tao cedo ao poder.

Vicente disse...

Tansa Mak UNMIT hakarak ataka maun Primeiru Ministru: Jose A. Xanana Gusmao..??

Tuir hau nia analisa UNMIT nia serivisu durante iha Timor Leste, balu iha positivu no balu iha negativu..? tansa mak hau analisa hanesan ne'e balu iha negativu no balu iha positivu..??

Ita hotu acompanha hela dadaun problema ne'ebe'e mak UNMIT ataka dadaun hela ba maun PM Xanana. Dehan "PM Xanana mak Obkstaklu ba Prosesu Demokratiku no Desenvolvimentu iha Timor Leste..?? Se UNMIT nia hanoin ne'e la los. Tansa mak hau dehan la los..?? Tamba UNMIT durante iha ne'e tinan barak ona iha Timor balu sira nia servisu diak maibe balu servisu la diak,,, tuir hau nia analisa ema UNMIT nebe'e mak servisu iha laran ne'e mos balu halo Korrupsaun barak los.

Keta UNMIT nia missaun atu hotu ona ne'e mak sira hakarak buka problema hodi ema Timor depois sira halo relatorio ba ONU dehan katak problema iha Timor Leste seidauk diak,iha nafatin Funu entaun sira hakarak hanaruk tan sira nia missaun iha ne'e..??

Hau kondorda mos maun Deputado Arao Noe de Jesus da Costa Amaral, hatete Deklasaun Politika Bankada CNRT "Xanana Gusmao Sai Obstaclu ba Demokrasia iha Timor Leste" Resposta ba Relatorio Konjuntu Misaun ONU iha Timor Leste (STL, 26/Maio/2011).

Se imi UNMIT missau hotu ona entaun fila ona ba imi nia rai. Se bele ba fali ajuda mos ba nasaun seluk henesan Pakistan, Irak, Livia, no Lebanon. Iha ne'e ba problema barak los, misaun ONU atu resolve..??

Tansa mak ami nia rai Timor Leste agora dadaun hakmatek ona, sira UNMIT buka provoka ema Timor oan hodi nune'e, ami Timor oan ho Timor oan sei han malu nafatin, hakarak ami oho malu nafatin, odio ba malu nafatin, hodi nune'e imi nia misaun iha nafatin iha Timor Leste, La Hetan Boy.....!!

Maun bo'ot PM Xanana dehan, Se misaun ONU hotu ona iha Timor, diak liu UNMIT tenke fila ona ba nasaun seluk. Maibe ne'e nia prosesu mak lao hanesan ne'e duni.

Ami Timor oan mos bele ona atu kaer rasik ami nia kuda talin rasik, agora imi UNMIT mos hare dadaun ami nia admistrasaun ema ema Timor oan iha hotu ona hanesan: Governu, Estadu, Parlamentu Nasional,Tribunal no seluk-seluk tan.

Hau nia hanoin ami nia struktura sira iha leten ne'ebe'e mak airin HAT ne'e iha hotu alias kompletu ona, ida ne'e hau nia analisa badak konaba UNMIT nia provokasaun ou hasai nia deklasaun katak maun PM Xanana mak sai impaktu ba prosesu Demokrasia no Desenvolvimentu iha rai ida ne'e.

Obrigado ba Le'e nain sira....!!

Husi: Moises Vicente Lopes
(FB, Lopes Hok Batano)
Alumni, Universidade da Paz (UNPAZ)
Faculdade, Direitu-Criminal, 2003

Mais lidas da semana