sexta-feira, 20 de maio de 2011

"País tem todas as condições para ser um Estado viável e se afirmar" - MNE Luís Amado




MSO - LUSA

Díli, 20 mai (Lusa) -- O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, disse hoje que Timor-Leste "tem todas as condições para ser um estado viável e para se afirmar na região e no contexto da comunidade internacional.

Falando aos jornalistas a propósito do nono aniversário da restauração da independência de Timor-Leste, a cuja cerimónia assistiu em Díli, Luís Amado, afirmou ter uma visão "positiva e de confiança" no futuro de Timor-Leste.

"Ao contrário de outros exemplos que vamos tendo de processos de independência que fracassaram, Timor-Leste tem todas as condições, incluindo os recursos financeiros, para ser um Estado viável, com plena condição de afirmação na região e no mundo", declarou.

Luís Amado disse esperar que no próximo ano "uma nova etapa na vida política de Timor se inicie sem sobressaltos e que as Nações Unidas cumpram a sua missão até ao fim, que deverá ocorrer no final de 2012".

O ministro português dos Negócios Estrangeiros salientou que Timor-Leste é "um jovem Estado, nascido num contexto geopolítico muito difícil, com uma década apenas de existência", mas mostrou-se confiante na sua afirmação.

"Acompanho o processo de Timor-Leste desde 1999, com quase todo o território em chamas, poucos dias depois da tragédia que se seguiu ao referendo.

Cada vez que aqui venho, vejo Timor-Leste a crescer, mais estável, mais seguro dos passos que dá, com uma classe política mais responsável", comentou.

Segundo a apreciação de Luís Amado, os políticos timorenses estão hoje "mais capazes de sacrificar os interesses partidários e pessoais em nome dos interesses do país" e de terem em conta os objetivos nacionais.

"Existe uma consciência política nacional crescente, que seguramente vai levar o país a uma senda de afirmação, de credibilidade e de respeito, pelos seus aliados e parceiros da região e pela comunidade internacional no seu conjunto", concluiu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana