quarta-feira, 1 de junho de 2011

FAMÍLIAS TIMORENSES VENDEM AS SUAS CRIANÇAS EM TROCA DE ARROZ





Segundo investigação de uma ONG, crianças dos distritos de Baucau, Lautem, Oecusse, Aileu e Manufahi têm sido vítimas dos problemas económicos das suas famílias, informa o jornal Independente.

“Temos provas de que efectivamente existem famílias que vendem os seus filhos por falta de recursos económicos. Alguns chegam a troca-los por arroz e outros simplesmente por dinheiro. Isto acontece nomeadamente em Turiskai, Lospalos Baucau e Oecusse, “ revela o director da ONG Forum Tau Matan, João Pequino. “ As estatísticas são variáveis. Num ano poderão ser vendidas cerca de 20 crianças,” continua.

Segundo o jornal Independente, Pequino não revela nomes, mas pediu ao Governo uma atenção redobrada para os Direitos das crianças porque a venda dos mesmos não dignifica em nada o país. Por sua vez Francisco Araujo do partido ASDT, confirma a venda de crianças nos distritos. Esta situação é derivada da não implementação de uma política de controlo do preço de bens de primeira necessidade, e o Governo tem a sua quota de responsabilidade. “Todos os anos gastam rios de dinheiro, mas o impacto junto da população é nulo, “ acusa.

Segundo o Primeiro-ministro Xanana Gusmão, o número elevado de crianças no território representa um grande desafio tanto para o sector da educação como o da saúde. “Estamos a caminhar lentamente, mas a nossa prioridade é a educação,” garante. Para Ramos Horta, o Governo falhou redondamente no plano de desenvolvimento das áreas rurais e grande parte das infra-estruturas foram implementadas somente na capital Díli.

SAPO TL com Jornal Independente

Sem comentários:

Mais lidas da semana