sexta-feira, 3 de junho de 2011

NA AUSTRÁLIA, SENADOR É ACUSADO DE MACHISMO APÓS “MIAR” PARA COLEGA




OPERA MUNDI

O senador da bancada da oposição no Parlamento australiano, David Bushby, utilizou nesta quarta-feira (01/06) uma tática incomum para irritar a colega, a senadora governista Penny Wong, após interromper sua fala. Ele "miou" para ela. O ato foi considerado machista por Wong, que exigiu um pedido de desculpas formal de Bushby. O senador reconheceu o erro.

Conforme mostra o vídeo, logo após escutar o "miado", Wong -- visivelmente irritada -- afirma que a atitude se trata de "política de pátio de colégio" e que Bushby tem condutas diferentes, pois, para ele, "os homens podem gritar mas, se uma mulher se posiciona, esse tipo de comentário [o miado] é feito".

Bushby inicialmente defendeu seu comentário, ao afirmar ao news.com.au que ele não miou porque a senadora é uma mulher, mas porque ela estava agindo como um "gato furioso". "Poderia ter sido um gato ou uma gata", disse o senador pela Tasmânia. "Então, vi que ela parecia um gato em fúria, como quando eles estão prestes a atacar. Eu gosto de gatos".

O tema esquentou após a ministra da Inclusão Social, Tanya Plibersek, apontar o "miado" como um exemplo do recorrente comportamento machista da oposição, principalmente do líder da bancada, Tony Abbott. O congressista já afirmou que a primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, era uma "vaca, bruxa e brega", enquanto outro colega, Bill Heffernan, disse que a chefe de Estado era "infértil", por não ser casada.

"O motivo do meu cansaço, e o de outras mulheres, é que sempre que acontece um conflito, vemos o líder da oposição e seus assessores recorrendo a este tipo de linguajar", afirmou Plibersek, em entrevista a uma rádio da cidade de Perth. A ala governista no Parlamento decidiu não solicitar uma punição para Bushby.



Sem comentários:

Mais lidas da semana