quinta-feira, 23 de junho de 2011

Obama anuncia retirada de 33 mil soldados do Afeganistão até ao próximo Verão





Barack Obama anunciou o regresso a casa das tropas norte-americanas do Afeganistão até 2014. Na primeira fase da retirada, 33 mil soldados vão completar a missão até ao próximo ano. Obama diz que os objectivos estão a ser cumpridos e que a Al-Quaeda está mais enfraquecida.

Num discurso de 13 minutos na Casa Branca, o presidente norte-americano  afirmou que, na primeira fase, entre julho e setembro de 2011, vão ser retirados  10 mil soldados.
 
Depois, até ao verão de 2012, regressam a casa outros 23.000 militares.

No Afeganistão irão continuar, no entanto, 70.000 soldados que vão abandonar  o país a um ritmo constante, explicou Barack Obama. 

A missão americana no Afeganistão não deverá, contudo, estar concluída  antes do final de 2014 e uma força de soldados dos Estados Unidos poderá  ainda permanecer no país num papel disitinto do atual. 

"É o início, e não o fim, dos nossos esforços para terminar esta guerra",  disse, ao explicar o calendário de saída do Afeganistão, onde atualmente  se encontram 100.000 soldados norte-americanos.  

Barack Obama disse ainda que os documentos encontrados na residência  onde Usama Bin Laden foi abatido revelam que a "Al Qaida está sob grande  pressão" e "é incapaz de substituir eficazmente os altos dirigentes da rede  terrorista eliminados. 
 
Com Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana