sábado, 18 de junho de 2011

Timor-Leste: Missão ACP/UE no país para avaliar evolução, tendo em conta eleições de 2012




MSO - LUSA

Díli, 16 jun (Lusa) - Uma missão da Assembleia Parlamentar Conjunta ACP/União Europeia chegou hoje a Díli, para recolher informações sobre a evolução da situação do País, tendo em conta a realização das eleições de 2012.

De acordo com a eurodeputada Ana Gomes, que integra a missão, o objetivo é "recolher diretamente junto dos principais atores timorenses qual é a sua perceção de como o país está a evoluir".

"Vimos recolher informações sobre a evolução da situação em Timor, tendo em consideração que é um Estado que tem progressos assinaláveis, mas também dificuldades que conhecemos e resultam em fragilidades de um Estado que se está ainda a construir. E nessa medida temos em atenção os acontecimentos de 2006, 2007 e 2008", referiu à Lusa.

De acordo com Ana Gomes, as autoridades timorenses já deram a indicação de que gostariam que a União Europeia enviasse observadores para as eleições parlamentares e presidenciais do próximo ano.

"É nesse contexto que vimos recolher informação que depois faremos circular pelos países da África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e pelos europeus", disse.

A missão a Timor-Leste visa igualmente incentivar os parlamentares timorenses a terem uma participação mais ativa na Assembleia Parlamentar Conjunta ACP/União Europeia, já que o país ratificou em 2005 o Acordo de Cotonou, que lhe serve de base.

"Timor não tem participado muito nas assembleias, por vicissitudes que têm a ver com as suas dificuldades, e viemos encorajar os nossos colegas parlamentares timorenses a que passem a participar mais e a beneficiar dos programas que a União Europeia tem, com envelopes financeiros substantivos para Timor-Leste, inclusive para a capacitação parlamentar", explicou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana