ASP - LUSA
Madrid, 28 jun (Lusa) - O primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, abre hoje, no Congresso de Deputados em Madrid, o debate do Estado da Nação, o último da legislatura e, a confirmarem-se as sondagens, o último deste período de governação socialista.
Dominado pelos temas económicos, e previsto entre hoje e quinta-feira, o debate é o sexto conduzido por Zapatero e também o sexto embate direto entre o líder socialista e o líder do maior partido da oposição, Mariano Rajoy.
Depois de dois dias de debate serão submetidas à votação um total de 90 propostas de resolução, 15 por cada grupo parlamentar.
Seguem-se ao debate entre Zapatero e Rajoy os restantes grupos parlamentares, podendo as interpelações e respostas prolongar-se até à manhã de quarta-feira, sendo o grupo socialista o último a intervir.
Até quarta-feira os grupos parlamentares terão que apresentar as diferentes moções, que serão depois revistas pela Mesa do Congresso, antes de eventuais emendas.
Na quinta-feira decorre o debate e votação dos 90 textos onde os socialistas procurarão acordos para conseguir passar ou travar diferentes iniciativas.
Como tem ocorrido nos últimos anos a situação económica deverá dominar o debate, que ocorre depois da derrota histórica do PSOE nas eleições regionais e municipais de maio.
Outros assuntos, entre os quais as manifestações e mobilizações do "movimento 15M" deverão também protagonizar o debate e algumas das moções.
*Foto em Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário