quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vice-ministro da China visita Cabo Verde com objetivo de reforçar relações económicas




CLI - LUSA

Cidade da Praia, 23 jun (Lusa) -- O vice-ministro do Comércio da China, Jiang Yao Ping, inicia hoje uma visita oficial de dois dias a Cabo Verde, tendo encontro agendado com o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves.

O governante chinês chefia uma delegação que integra o secretário para a Economia e Finanças de Macau, Tam Pak Yuen, e cerca de 40 empresários da China Continental e de Macau.

Em nota de imprensa, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) cabo-verdiano explicou que a visita tem como objetivo o reforço das relações de cooperação, económicas e comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa (PLP), bem como a promoção do papel de Macau como plataforma económica e comercial para aqueles países.

Nesta perspectiva, haverá vários contactos entre os membros dos dois governos "para concertação sobre prioridades de cooperação já elencadas". E a visita deverá culminar "com a assinatura de cinco acordos relativos a entendimentos sobre projetos nas áreas de Educação, Energia solar, Água e Saúde", acrescenta o comunicado do MRE.

A nível empresarial, os empresários da China Continental, de Macau e de Cabo Verde vão reunir-se "com o intuito de promover e facilitar as relações económicas e as trocas comerciais entre os dois países", refere o documento.

Ainda de acordo com a nota do Ministério de Relações Exteriores cabo-verdiano, no ano em que se comemora o 35º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Cabo Verde e a República Popular da China, constata-se que a cooperação entre os dois países tem sido aprofundada e diversificada, abrangendo várias áreas.

"Isto tem contribuído para o estreitamento do diálogo político e de cooperação entre os dois povos e governos e consentido um desenvolvimento sustentável destas ilhas", conclui o documento.

O vice-ministro do Comércio da China é recebido hoje pelo primeiro-ministro José Maria Neves.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana