domingo, 31 de julho de 2011

Cabo Verde - eleições: MANUEL INOCÊNCIO DIZ QUE CLIMA DE VITÓTIA ESTÁ NO AR




FP - LUSA

Cidade da Praia, 30 jul (Lusa) - Manuel Inocêncio, candidato a Presidente de Cabo Verde, garantiu hoje que a primeira semana de campanha eleitoral impulsionou a candidatura e que vai ganhar as eleições de dia 07 de Agosto.

"Tenho dito nos últimos dois dias que está no ar um clima de vitória para a minha candidatura. É o que eu respiro, um ambiente de vitória em todo o lado", disse Manuel Inocêncio à Agência Lusa, ao fazer um balanço da primeira metade da campanha.

Manuel Inocêncio concorre à presidência com o apoio do PAICV, partido no poder em Cabo Verde, e tem como principais adversários Aristides Lima, um quadro do PAICV e antigo presidente do Parlamento e Jorge Carlos Fonseca, apoiado pelo MpD (oposição).

Hoje, na Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), património da Humanidade, apoiantes de Manuel Inocêncio e de Jorge Carlos Fonseca chegaram a cruzar-se mas sem incidentes, parando mesmo para se cumprimentar.

A campanha porta-a-porta de Manuel Inocêncio foi recebida quase com indiferença, apesar de o candidato se mostrar incansável, cumprimentando toda a gente e indo a todos os lugares.

Mas não se queixa. Lembra que sempre praticou exercício, que o continua a fazer, e diz que no início da campanha perdeu cinco quilos, pelo que está mais leve e pronto para "subir onde for preciso".

Na primeira semana cumprimentou milhares de pessoas e, garante, o seu desejo era "cumprimentar todos os cabo-verdianos". Sendo isso impossível quer "cumprimentar o maior número possível".

Na Cidade Velha, a primeira cidade construída pelos portugueses em Cabo Verde, vai dizendo que como Presidente quer contribuir para criar uma sensibilidade de conservação e manutenção das condições para manter o estatuto de património mundial.

E, já demonstrando vontade de voltar aos cumprimentos, reafirma que a sua grande ambição é servir Cabo Verde e que está disponível para colocar à disposição "toda a experiência e energias" e contribuir "para que o país continue a avançar e conseguir modernidade e desenvolvimento".

Com os apoiantes dispersos em pequenos grupos, agora sem música, Manuel Inocêncio afirma-se convicto de que poderá ganhar na primeira volta, mas diz que se assim não for irá à segunda volta com o candidato que o povo quiser.

E avança para mais cumprimentos, quase sozinho que os apoiantes de camisolas amarelas já estão dispersos e distraídos. O barulho de um carro de som calou-se definitivamente, não há bandeiras nem figuras do governo.

Num destes dias, num tempo de antena, deverá aparecer o candidato apoiado pelo PAICV caminhando sozinho numa rua da Cidade Velha. Mas foi filmado assim de propósito. Os apoiantes e as bandeiras haveriam de aparecer depois.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana