segunda-feira, 25 de julho de 2011

COREIA DO NORTE PROMOVE ELEIÇÕES COM VISTAS À SUCESSÃO DE KIM JONG-IL


Líder supremo da Coreia do Norte, Jong-Il comparece à seção eleitoral

CORREIO DO BRASIL, com agências internacionais - de Pyongyang

A Coreia do Norte realizou, neste final de semana, as eleições locais que, segundo analistas internacionais, consistem no fortalecimento da posição política de Kim Jong-Un à sucessão dos seu pai, Kim Jong-Il, na direção do país. De acordo com os relatos da agência norte-coreana de notícias KCNA, a abertura dos postos de votação, em todo o país, foi realizada com o hastear da bandeira e o canto de hinos nacionais entoados pelo povo, que compareceu em massa às urnas. As últimas eleições locais aconteceram há quatro anos.

Pouco se sabe sobre Kim Jong-un. Com idade em torno dos 20 anos, foi promovido a general de quatro estrelas em setembro passado, sem qualquer experiência militar anterior. Sua primeira aparição pública foi em outubro do ano passado, quando ele participou de celebração do Partido dos Trabalhadores, em seu 65 º aniversário. O ato representou sua posição como o próximo líder da república comunista asiática, com a presença sem precedentes da imprensa internacional no evento.

Joseph Cheng, cientista político da City University de Hong Kong, disse que as eleições locais na Coreia do Norte foi uma medida para as autoridades locais “para monitorar atividades de base” e um exercício para pavimentar o caminho para o processo de sucessão de liderança.

– Isso dá uma oportunidade para os funcionários locais para monitorar a base atividades do regime, bem como o apoio ao governo central – disse Cheng.

O analista disse ainda que a eleição local pode ser considerada como uma etapa anterior às eleições da Assembléia Popular Suprema, que, por sua vez, selecionará o líder do país.

– Especula-se que este exercício eleitoral pode facilitar o apoio simbólico ao processo de sucessão da liderança suprema no país – disse Cheng.

Sem comentários:

Mais lidas da semana