sábado, 23 de julho de 2011

CPLP defende concertação para introdução do português como língua de trabalho




ANGOLA PRESS

Luanda – O Conselho de Ministros da CPLP defendeu hoje, sexta-feira, em Luanda, a uma persistente concertação política para a introdução do português como "língua de documentação" da Organização das Nações Unidas (ONU), através da publicação sistemática de diplomas da Assembleia Geral.
  
Este desejo vem expresso no comunicado final da XVI reunião ordinária do órgão, que advogou igualmente a necessidade da criação de um corpo de tradutores especializados em português no âmbito do Secretariado das Nações Unidas, cujo funcionamento seria financiado parcial ou integralmente por contribuições dos Estados membros da CPLP.
  
O Conselho de Ministros da CPLP sugeriu ainda a progressiva tradução para o português dos portais virtuais das Nações Unidas, com prioridade para o sítio principal e para aqueles cujo conteúdo tem maior impacto para a cidadania nos países da comunidade Lusófona.

Pretende também a criação de mecanismos permanentes de coordenação e mobilização de recursos necessários para assegurar a contratação de serviços de interpretação para eventos de alto nível, bem como o reforço do apoio ao departamento de Informação das Nações Unidas, especialmente à secção de Língua Portuguesa da Rádio desta organização.
  
O encontro instaram os Estados membros a agilizar a aplicação dos acordos de Brasília sobre a concessão de visto para estudantes nacionais dos países da CPLP e a cooperação entre si, com vista a facilitar a circulação de pessoas no espaço lusófono, etapa fundamental para que os respectivos concidadãos se sintam parte integrante da comunidade.
  
Os ministros reconhecem o papel das reuniões dos Serviços de Migração e o arranque do Observatório dos fluxos migratórios da CPLP, que constitui mais um passo para tomar a comunidade um espaço de afirmação da cidadania dos seus membros. 

O encontro contou com a participação dos ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores do Brasil, de Cabo Verde, da Guiné Bissau, de Moçambique, de Portugal, de São Tomé e Príncipe, do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste e do secretário Executivo da CPLP.

O secretário de Estado dos Assuntos Consulares da Guiné Equatorial e o director do gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros do Senegal, também participaram da reunião, na qualidade de observadores associados da CPLP.

Sem comentários:

Mais lidas da semana