sábado, 23 de julho de 2011

CPLP pede que Guiné Equatorial continue com reformas internas para ser membro pleno




Agência Brasil, Da Agência Lusa

Brasília – Os ministros de Relações Exteriores dos países de língua portuguesa reafirmaram hoje (22), em Angola, durante a 16ª Reunião do Conselho de Ministros dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP), a necessidade de a Guiné Equatorial continuar com as reformas internas, em conformidade com os princípios orientadores da entidade, para que possa ser membro pleno da comunidade. Atualmente, o país é membro observador.

No comunicado final da reunião, os ministros pedem às autoridades da Guiné Equatorial que implementem um roteiro de ações, dentro do programa de adesão à comunidade, reiterando a sua disponibilidade para continuar a apoiar o processo de reformas internas de acordo com os princípios da CPLP, que são a paz, a democracia, o Estado de Direito, os direitos humanos e a justiça social.

Além da questão da entrada da Guiné Equatorial, a reunião tratou da introdução do português entre as línguas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ministros defenderam a publicação em português de documentos da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança, da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e das demais agências, fundos e programas da ONU.  

A reunião do Conselho de Ministros dos Países da CPLP terminou hoje.

1 comentário:

Luiz Araújo disse...

Esse país nem é lusofono e está sob uma ditdura das mais sanguinárias que vigora em África.

Será uma vergonha se mesmo assim for aceite como membro da CPLP

Estou contra pelo menos enquanto essa ditadura durar

A CPLP deve é ser solidária com o povo oprimido da Guiné Equatorial

Mais lidas da semana