quinta-feira, 7 de julho de 2011

DILMA SANCIONA PLANO DE APOIO AO BRASIL SEM MISÉRIA




FYRO - LUSA

Rio de Janeiro, 06 jul (Lusa) - A presidente Dilma Rousseff aprovou hoje mais um programa de assistência social que funcionará como apoio ao plano Brasil Sem Miséria, lançado em junho, que tem o objetivo de tirar 16,2 milhões de brasileiros da extrema miséria.

"A nova lei do SUAS [Sistema Único de Assistência Social] chega em um momento propício, pois será determinante para vencer o desafio da superação da miséria. Será fundamental para o Brasil sem Miséria", declarou a presidente, ao explicar que o sistema encaminhará as ações do plano.

"Esta rede que aprovámos hoje, o Sistema Único de Assistência Social e o Brasil sem Miséria passam a ser um a imagem do outro, um gémeo do outro", acrescentou.

O SUAS foi implantado em 2005, ainda durante o governo de Lula da Silva, e modifica a maneira como o país estrutura as suas ações em políticas públicas, que passaram a ser, ao longo dos últimos anos, uma responsabilidade compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal.

No seu discurso, a presidente destacou a importância da participação dos Estados e municípios para que se consiga chegar a todos os cidadãos do país.

"Em um país como o nosso, de dimensões continentais, muitas de nossas políticas sociais e políticas em geral não teriam tido eficiência e efetividade sem as parcerias com os Estados e municípios", declarou Dilma, ao avançar que 99 por cento das cidades já aderiram ao sistema.

O SUAS presta assistência social focada em segmentos específicos da população mais vulnerável como grávidas, crianças, adolescentes e idosos.

O programa engloba hoje 7.607 centros de referência de assistência social e 2.155 centros de referência especializada de assistência social.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana