Embaixador de Portugal em Díli dormitando em cerimónia oficial (PG) |
MSO - LUSA
Díli, 13 jul (Lusa) -- O embaixador de Portugal em Timor-Leste, Luís Barreira de Sousa, transmitiu hoje, em nome do Governo Português, o apoio ao Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) apresentado pelo primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.
Falando no encontro anual dos parceiros de desenvolvimento que hoje terminou em Díli, Luís Barreira de Sousa classificou o PED como "a mãe de todas as reformas, oriunda de um Governo ele próprio com um cunho marcadamente reformador" e "um documento de referência".
O embaixador português comunicou a disponibilidade de Portugal para cooperar com Timor-Leste, de forma a serem atingidos os objetivos definidos no Plano Estratégico de Desenvolvimento.
"Independentemente das circunstâncias, Portugal, como segundo parceiro em termos absolutos de Timor, e como parceiro estruturante em alguns setores a convite de Timor, designadamente na Educação, na Justiça e na Segurança e Defesa, continua firmemente empenhado em ajudar e em contribuir para atingir os objetivos que o Governo de Timor nos der, designadamente os objetivos que estão plasmados no PED", afirmou.
Luís Barreira de Sousa esclareceu que com as suas palavras está a reiterar a posição transmitida pelo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, ao Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, quando na semana passada se deslocou a Lisboa.
"O empenho de Portugal em Timor não depende das circunstâncias, nem portuguesas, nem timorenses, porque é um empenho de fundo, estrutural, que vem de longe, e é um fator de confiança.
Timor-Leste pode, enquanto quiser, continuar a contar com o Governo português, quer para os projetos que estão em curso, quer para novos projetos que nos queira propor", concluiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário