terça-feira, 5 de julho de 2011

Guiné Equatorial: ADESÃO À CPLP REGISTA PROGRESSOS





A CPLP pode concluir em breve o processo de admissão da Guiné Equatorial como membro da organização, anunciou, no domingo, em Lisboa, o secretário-executivo da organização.

Domingos Pereira disse que Guiné Equatorial adoptou, na semana passada, o português como língua oficial, que deve ser ensinada, a partir de Agosto, nas escolas daquele país, juntando-se ao espanhol.

Angola, que ocupa a presidência rotativa da organização, prepara uma assistência técnica e logística para desenvolver o ensino do português nas escolas daquele país.
A CPLP, garantiu o secretário-executivo, está preparada para receber aquele país africano como nono membro do grupo.

A Guiné Equatorial formalizou, no ano passado, na cimeira em Luanda, o pedido de adesão à CPLP, que foi aceite por todos os Estados, tendo sido aberto, então, o processo.

A Guiné Equatorial, lembrou Domingos Pereira, tem ainda de cumprir princípios sobre direitos humanos e imprimir mais abertura ao exercício democrático.

“Há todo um conjunto de princípios no país que achamos que têm de ser respeitados”, afirmou.

A assessoria de imprensa da CPLP em Lisboa confirmou que a Ucrânia, Ilhas Maurícias e Austrália manifestaram interesse em fazer parte da comunidade de língua portuguesa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana