quarta-feira, 27 de julho de 2011

Moçambique: CRIADOS MAIS 77 MIL NOVOS EMPREGOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011




LAS - LUSA

Maputo, 27 jul (Lusa) -- A economia moçambicana gerou 77.128 novos empregos no primeiro semestre deste ano, grande parte dos quais na emergente indústria mineira no centro do país, anunciou na terça-feira a ministra do Trabalho, Helena Taipo.

Falando no Songo, província de Tete, a ministra referiu que naquela região as grandes empresas mineiras, dedicadas sobretudo à extração de carvão, criaram mais de 14 mil empregos nos primeiros seis meses do ano.

Desse total, oito mil empregos foram ocupados por trabalhadores da zona, dois mil por moçambicanos oriundos de outras províncias e os restantes por estrangeiros.

A presença das mineiras em Tete leva o governo a apostar na maior implementação profissional, disse Helena Taipo, que manifestou o desejo que aquelas empresas tenham como "parceiro estratégico o Centro de Formação Vocacional de Tete, atualmente em reabilitação".

A extração mineira em Tete, na qual participam as maiores empresas do setor do mundo, promove uma série de atividades complementares e indiretas como transportes, hotelaria e comércio, geradoras de maior emprego.

Segundo diversas estimativas, nos próximos cinco anos a província poderá produzir anualmente mais de 100 milhões de toneladas de carvão.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana