segunda-feira, 25 de julho de 2011

Moçambique – Portugal: CIMEIRA ENTRE OS DOIS PAÍSES JÁ ESTE ANO




ANGOLA PRESS

Maputo - Portugal e Moçambique estão "firmemente decididos" em que a cimeira bilateral se realize já este ano, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, após uma audiência em Maputo com o Presidente moçambicano, Armando Guebuza.   
   
A primeira cimeira entre os dois países estava prevista para o passado mês de Março, em Lisboa, mas a realização das eleições legislativas portuguesas levaram ao seu adiamento.   
   
"Estamos firmemente empenhados em fazer a cimeira entre Portugal e Moçambique, prevista nos nossos acordos, já este ano", disse Portas, no final da reunião com Guebuza, que classificou de "calorosa". 

"Pudemos abordar um conjunto de temas que são importantes para Moçambique e Portugal, para além de fazermos uma passagem por um conjunto de temas da vida internacional que foi extremamente útil e que representa para os ministérios os Negócios Estrangeiros dos dois países bastante trabalho, o que quer dizer que pode ser mutuo profícuo", acrescentou. 

Na delegação que acompanhou o ministro dos Negócios Estrangeiros português ao palácio presidencial em Maputo estava a antiga deputada do CDS-PP e ex - ministra da Justiça Celeste Cardona, actualmente administradora da CGD, que detém a maioria do capital no banco moçambicano BCI. 
 
A venda dessa participação, para eventualmente financiar um fundo de crédito ao investimento português em Moçambique, tem sido aventada pela imprensa mas Paulo Portas não detalhou os contactos com Armando Guebuza.
 
Após o encontro, o ministro dos Negócios Estrangeiros reuniu-se com o seu homólogo moçambicano, Oldemiro Balói. 

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana