segunda-feira, 25 de julho de 2011

Noruega: Partes do manifesto são cópia de textos do terrorista americano Unabomber




        
Partes do manifesto publicado pelo autor do massacre da Noruega, que deixou 93 mortos, foram copiadas literalmente de textos do terrorista americano Ted Kaczynski, conhecido como Unabomber.

A informação foi revelada pelo jornal norueguês VG. O periódico reproduz trechos do manifesto do norueguês Anders Behring Breivik, 32, e os compara com os textos do Unabomber, constatando que são quase idênticos.

O terrorista americano matou três pessoas entre 1978 e 1995, enviando até 16 bombas a vários endereços, como universidades e empresas aéreas.

O documento deixado por Anders teria sido postado na internet, em inglês, com conteúdo xenófobo, anticomunista e contrário ao Islã.

O norueguês teria adaptado alguns textos do Unabomber à sua própria ideologia extremista.

Por exemplo, o fórum de debate document.no aponta que a palavra "esquerdismo" empregada pelo terrorista americano foi substituída por "marxismo cultural" e "multiculturalismo" no manifesto de Anders Breivik.

Análise

A polícia analisa o manifesto, chamado de 2083: Uma Declaração Europeia de Independência (em tradução do inglês), que tem 1.500 páginas e declara "guerra de sangue" contra imigrantes e marxistas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana