domingo, 3 de julho de 2011

NUNCA ACREDITEI NA VERSÃO OFICIAL SOBRE ALGUMAS MORTES OCORRIDAS EM ANGOLA





Nunca acreditei na versão oficial, sobre algumas mortes ocorridas em Angola, desde que o país foi transformado numa republica de informantes, e perseguir opositores ou eliminá-los tornou-se num negócio lucrativo.

Pela forma como se morre hoje em Angola dá para perguntar, se a vida do angolano ainda tem algum valor?

Ou se temos no país uma espécie de pena de morte fingida e não declarada?

Não se trata de nenhuma insinuação, é apenas uma conclusão á que cheguei, porque algumas mortes que acontecem em Angola são muito esquisitas.

Acima de tudo, como algumas ocorrerem e explicadas de forma nada convincente, num país onde matar parece se ter tornado também já num negócio lucrativo?

Em países como a Alemanha por exemplo, onde até se preocupam em saber concretamente as verdadeiras causas da morte de um cão ou de um gato.

Acredito que certos casos de mortes ocorridos em Angola, nesses países teriam um tratamento diferente, e não se limitariam á um simples comunicado oficial.

Nem á uma simples cerimónia fúnebre, estilos com muita pompa, honra e algumas lágrimas quem sabe, se de crocodilo ou não?

São essas e outras verdades que não posso deixar de falar, mesmo sabendo que tarde ou cedo, quem sabe, serei a próxima vitimas de Eduardo dos Santos e seu regime?

Estou avisado e vivo na perspectiva de ser uma das suas vítimas por abrir tanto, esta boca que se recusa á fechar?

Não vejo competência por parte de Eduardo dos Santos e alguns dos seus colaboradores, para tirarem o país deste pântano, de desconfiança em que o país se encontra mergulhado.

Acredito que, toda gente sensata e com visão deste país, já se apercebeu disto, e sabe que existe um grande espírito maldoso e criminoso, no reino dos camaradas, e se calhar não só.

Quando se pretende transformar um país numa republica de informantes, já não é de se estranhar, é sim, de se esperar por mortes ainda mais bizarras.

O festival teatral de demagogia e populismo de Eduardo dos Santos / Bento Bento / Beto Kangamba e sua povoação de lacaios, tem arrastado cada vez mais, os angolanos para junto do abismo.

Mais onde estão afinal, formuladas as linhas gerais, para este país, que eles próprios pretendem construir, com a imposição de uma constituição Salazarista como ficou provado por especialistas?

Aliás essa constituição é nogente, se entrarmos bem dentro dela facilmente nos apercebemos o quanto é cheirosa. Como é que uma constituição, pode proibir que as actividades de uma presidência que é considerada nacional e internacionalmente como o grande ninho da corrupção, seja controlada pelo povo?

Quem são as três figuras do governo, em relação aos demais angolanos, para estarem livres de qualquer prestação de contas ao país?

Será que algum deles merece, ou tem credibilidade do povo?

Que façam um referendo sem as manobras e falsificações habituais, para vermos de que lado está o povo?

Nunca se morreu tanto em Angola e de forma tão esquisita como nos dias de hoje. Nem já mesmo no tempo da PIDE / DGS.

Há passagens de alguns discursos de Eduardo dos Santos, que me parecem ser, autênticos avisos aos seus opositores, que muitas vezes se descuidam, e não seguem á risco, o que se esconde por detrás de certas palavras.

Uma das passagens, que me chamou muito á atenção, num dos seus discursos, foi quando uma vez disse (Se referindo ao seu partido):

Nós actuamos na hora e no momento certo.

E dias depois já estavam jornalistas baleados, activistas presos, e por grande coincidência, para aqueles que acreditam nas coincidências.

Os misteriosos bois cortaram o caminho como se disse, provocando a morte de D.Mateus Feliciano.

Também digo, noutros países, o desenho deste dito acidentes, teria que ser bem feito por uma equipa de peritos para dar maior credibilidade. Isto é importante ao meu ver, num país como o nosso, onde todos desconfiam de todos, desde que ser informante se tornou num negócio rentável e alguns até treinaram formas de se matar e esconder o pau.

Como dizia uma antiga camarada dos tempos da secreta: (Esse nosso MPLA sabe fabricar acidentes).Ela sabe o disse, porque conheceu tão bem, tal como eu, os cantos da casa e as linhas com que se coziam as fardas...

Desde que o colono partiu, comprovamos que, uma das maiores deficiências deste governo é sua extrema vulnerabilidade á demagogia, ao populismo, mentiras e á hipocrisia selvagem, de Eduardo dos Santos.

Posso dar aqui alguns exemplos concretos?

Todos os nossos governantes afirmam, que estão a fazer o melhor possível, para darem um melhor nível de vida ao povo angolano.

Mas como assim?

Se muitos de nós, acompanhamos e conhecemos as movimentações de alguns governantes e cadernetas de contas postas em nomes de amantes e filhos?

Se todos os dias se descobrem roubos aos cofres públicos, assassinatos e manifestações repelidas mesmo depois de autorizadas?

Já o outro dizia: - (Governantes da merda), que nem as merdas que fazem conseguem gerir. Não é fácil, quando alguns apenas estão lá, para bater palmas, e ninguém parece estar disposto á arriscar, para resolver os problemas existentes, de forma mais completa e eficaz.

Hoje tornou-se mais fácil empurrar tudo para os bolsos das filhas, das amantes ou dos amigos de confiança, enquanto a barriga dos desgraçados, vão ficando cada vez mais vazias.

Eduardo dos Santos tudo tem feito, para esvaziar o poder de seus colaboradores, dando-lhe apenas a possibilidade de roubarem como ele, e estarem livres de qualquer punição.

Como prova o facto de nunca nenhum governante, mesmo depois de apanhado com a mão na botija, ter sofrido qualquer punição no verdadeiro sentido da palavra. O que acontece geralmente é mudá-los de um cargo para outro, de foram á esconde-los, e os livrar da pressão, e dos mixoxos do povo.

Enquanto o ditador-mor vai violando deliberada e conscientemente as regras democráticas, acabando desta forma, por ridicularizar as instituições nacionais.

Angola não merece esses governantes que tem. Precisamos de um tipo de liderança aberta, transparente, franca e objectiva, para obtermos sucessos na construção de um país democrático, onde somos todos iguais perante ás leis.

E não essa incompetência crónica, de alguns analfabetos que passaram sua juventude no bombom com jinguba da mama Donana.E hoje colocam os seus interesses político- partidário e pessoal, acima dos interesses de toda nação angolana.

Angola deveria ter como prioridade á educação, valorizar os professores e as crianças, em vez de alguns ditos chefes, andarem atrás das criancinhas com convites, para almoços aqui e ali em troca de sexo / emprego / ou uma viagem na Europa?

Angola deveria privilegiar o mérito, ao trabalho, a honestidade, a dedicação e o cumprimento dos deveres e direitos do cidadão. Angola deveria ter leis duras e implacáveis contra todos os corruptos, e delinquentes, chamem-se eles, Santos / Diabos / Van Dunen ou outro qualquer.

Angola deveria deixar de ser um país que não fizesse valer os direitos humanos, apenas em benefício, dos corruptos sendo esses do regime ou não.

Retrospectivar Angola e acontecimentos arrepiantes desde que nos consideramos um país independente e as armas se calaram de um lado. Quando fizemos, uma retrospectiva sobre os casos de assassinatos ocorridos em Angola desde que as armas se calaram de um lado.

E digo de um lado, porque as estatísticas falam por si, e para tal, basta somarmos quantas pessoas afectas ao regime foram assassinadas com arma de fogo. E quantas foram da oposição, ao longo destes anos todos, que alguns insistentemente, continuam a considerar, como período de paz?

Sem somarmos, os compatriotas do Protectorado das Lunda, que tombam quase todos os dias, nas cadeias ou fora delas. Desde que foram transformados em inimigos, pura e simplesmente, por reivindicarem á autonomia das Lundas?

Mais porque razão tanta violência, se as palavras são apenas palavras?

E pior é quando olhamos para o horizonte, e temos uma ideia mais completa não só dos assassinatos, como de outras coisas bizarras e esquisitas?

Ficamos com a ideia de que, na nossa terra parece existir sim, uma espécie de pena de morte não declarada ou clandestina. Quando não nos interrogamos, que gente é essa que nos governa desta forma tão cruel?

Será que vivemos o tempo de extermínio, quantas vezes, não me fiz á mim mesmo, esta pergunta?

Será que a vida do angolano ainda tem algum valor?

É difícil acreditar que tenha, numa altura em que parece já não ter mais piada, para alguns, amar ao próximo, como á si mesmo.

Até parece que o amor ao próximo, se tornou num grande desafio, para o qual necessita-se, de muita coragem e ser arrojado?

Quem sabe existir pena de morte não declarada em Angola, se há dados de existência de vala comum?

Ou será apenas, uma forma de vingança para intimidar quem queira, ou continue firme em fazer oposição á um regime, que eu e outros, consideramos de ditatorial?

Matar os filhos para amedrontar os país, ou matar os país para amedrontar os filhos, e os obrigar a desistir de fazer oposição ao regime, até isto vivemos, meu Deus?

Deixem lá de latas, a justiça em Angola é outra pimpa

Continuamos a ser o único país no mundo, onde nunca se julgou criminalmente quem torturou e matou alguém, mesmo se matando e se deixando matar como acontece, até hoje. Mais onde é que anda o nosso Fontes Pereira (GIGI), H.Carneiro e os seus inquéritos?

Ou teria sido, apenas mais uma conversa para adormecer ratos de esgotos, como dizia o meu grande amigo LN?

E somos também dos poucos países, onde a acusação pública, apesar de ser deduzida em nome da sociedade, nem sei que sociedade essa, se referem?

Ela ainda é movida por sentimento de ódio, paixão ou vingança, demonstração de força, deixando de parte a lógica jurídica.

As acusações geralmente, são sustentadas na boa oratória, e na eloquência vazia de argumentação, para tramar quem já entra queimado para os tribunais, amesquinhando-se uma função tão digna.

Fernando Vumby

Fórum Livre Opinião & Justiça

Sem comentários:

Mais lidas da semana