sexta-feira, 15 de julho de 2011

Portugal - Souto Moura: "PONHO A HIPÓTESE DE SAIRMOS DO EURO"





Arquitecto acredita «que vamos sair disto, mais ano, menos ano»

O arquitecto Eduardo Souto Moura, prémio Pritzker 2011, colocou esta quinta-feira a hipótese de Portugal abandonar o euro, «uma das moedas mais caras do mundo».

«Exportamos mal com o euro, que é das moedas mais caras do mundo. Ponho a hipótese de sairmos do euro», disse Souto Moura, citado pela Lusa.

«Estou muito preocupado, exactamente por gostar muito do meu país. Mas também com um ligeiro optimismo. Acho que vamos conseguir sair disto», disse aos jornalistas, no final sessão solene de investidura como doutor «Honoris causa» pela Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto.

«Eu acredito que vamos sair disto, mais ano, menos ano. Vão acontecer alterações porque tem que haver, assim não podemos continuar», sublinhou o arquitecto portuense.

Eduardo Souto Moura, «sem perceber nada de economia», pôs a hipótese de Portugal sair do euro, salientando que «não é possível dar a mesma gorjeta em Paris, em Berlim ou em Viana do Castelo».

«Pelo pouco que sei de economia, é que nós precisamos de produzir e exportar e para exportar, exportamos mal com o Euro, que é das moedas mais caras do mundo».

O arquitecto realçou ainda que «os americanos, que não andam a dormir, estão a tentar baixar o dólar para exportarem».

«Nós só equilibramos a nossa economia com exportações e com o euro a 200 escudos não me parece que vamos conseguir», garantiu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana