segunda-feira, 18 de julho de 2011

São Tomé e Príncipe: POPULAÇÃO MAIS DESFAVORECIDA BOICOTA AS ELEIÇÕES




ABEL VEIGA – TELA NÓN

As populações das localidades de Capela e Milagrosa no distrito de Mé-Zochi, decidiram boicotar as eleições presidenciais. O caso mais complicado de boicote aconteceu na Vila da Santa Catarina no noroeste de São Tomé.

Vila da Santa Catarina dominada por pescadores e vendedoras de peixe (palaiê), esperou pacientemente pelo dia das eleições para manifestar o seu descontentamento. Os habitantes vedaram a estrada que liga a cidade capital à Santa Catarina. A equipa da Comissão Eleitoral Nacional não conseguiu entrar na Vila da Santa Catarina. Os Observadores Internacionais, foram afugentados com pedras que caiam das montanhas que confinam com a estrada pública.

A população de Santa Catarina, reclama o facto da Vila nortenha de São Tomé, não ter acesso as emissões da rádio e da televisão públicas. Reclamam também o facto da rede de telemóveis não abranger a Vila. Uma situação de isolamento que levou a população a cortar o troço de estrada para não votar, em nenhum dos candidatos às eleições presidenciais. Santa Catarina com mis de 3 mil habitantes, incluindo zonas limítrofes, como a Roça Lembá, está isolada.

João Ramos, porta – voz da Comissão Eleitoral, a partir do norte de São Tomé, distrito de Lembá, deu conta dos acontecimentos à Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe, e anunciou que a Comissão Eleitoral Nacional, decidiu cancelar o acto eleitoral na Vila da Santa Catarina, para evitar confrontos entre a polícia e os populares que de forma determinada insistem em mater o boicote às eleições presidenciais.

Situação similar foi registada na Roça Milagrosa e na localidade de Capela, arredores da cidade capital do distrito de Mé-Zochi, onde a população decidiu boicotar as eleições, reclamando falta de água potável e a melhoria de outras condições sociais.

*Foto EPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana