sexta-feira, 29 de julho de 2011

Timor-Leste: CINEMA EM DÍLI





A partir de hoje e durante todo o fim-de-semana, irá se realizar a “Mostra de Cinema de Díli”. Inserido numa iniciativa cultural denominada de “Encontros de Baucau – Artes e Cidadania”, este evento visa promover as artes e a cidadania activa. Os Encontros de Baucau incluem ainda actividades pontuais em Venilale.

Na sua primeira edição, os Encontros de Baucau (a decorrer entre os dias 4 e 7 de Agosto) irão focar em torno de três vertentes: cidadania, letras e cinema.

As actividades incluirão uma Mostra de Cinema, exposições de artistas e produtores locais, sessões de leitura e debates de cidadania sobre temas como a protecção do ambiente na vida comunitária, os direitos das mulheres, as ambições dos jovens, entre outros. Será também inaugurada a primeira sala de leitura pública de Baucau, com a presença de um convidado especial, o escritor timorense Luís Cardoso, mais conhecido por Takas.

O projecto foi concebido pelos Eurodeputados Ana Gomes e Rui Tavares e organizado pela sociedade civil de Baucau, nomeadamente pela Associação Arte e Cultura de Baucau, as ONG Cailalo e Na Terra, a Diocese de Baucau, a escola de artes Afloikai, Alola Foundation, o Conselho Nacional de Juventude de Timor-Leste, a Administração de Baucau e os Professores de Português do distrito de Baucau. O projecto também conta com o apoio de um grupo informal de amigos de Timor-Leste, de vários quadrantes políticos e sociais, incluindo peritos de várias nacionalidades especializados nas diversas áreas de actividades.



Mostra de Cinema de Díli
Apesar de o projecto em si estar centrado na segunda maior cidade timorense, Díli também terá direito a uma Mostra de Cinema. De 29 a 31 de Julho, a população poderá se deslocar ao Palácio do Governo (às 19h e às 21h) assim como ao Centro Juvenil Padre António Vieira (às 11h e às 16h, mas somente no Sábado e Domingo).

Para além do evento anual, há também uma componente de médio e longo prazo.O objectivo é promover a capacitação de recursos humanos locais e fomentar as actividades culturais e de cidadania entre cada edição, através de redes formais e informais de cidadãos, que desenvolverão actividades ao longo de todo o ano.




"Encontros de Baucau - Artes e Cidadania" conta ainda com o apoio da Embaixada de Portugal, Entreposto, Fundação Oriente, Governo de Timor-Leste, Instituto Camões, IPAD e Timor Telecom.

Sem comentários:

Mais lidas da semana