quinta-feira, 28 de julho de 2011

Universidades portuguesas e UNTL vão avançar com programa de mestrados e doutoramentos




MSO - LUSA

Díli, 28 jul (Lusa) -- As universidades portuguesas vão colaborar para a Universidade Nacional de Timor Lorosae (UNTL) se tornar uma instituição de referência, mediante um programa de mestrados e doutoramentos, nos termos de um memorando de entendimento hoje assinado em Díli.

O Memorando de Entendimento envolve a Universidade Nacional de Timor Lorosae, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho dos Laboratórios Associados (CLA).

Caberá à UNTL, em colaboração com o CRUP, que cabe identificar as necessidades a contemplar.

Para auxiliar nesse levantamento, vai deslocar-se a Timor-Leste uma missão de peritos do CRUP e do CLA e será assinado até ao fim do ano um protocolo detalhado das ações a desenvolver em cada faculdade.

É nesse protocolo que ficará definido o número de docentes em cada ano, a compensação financeira a atribuir pela UNTL às instituições de ensino superior portuguesas que contratem os docentes para o programa, o montante dos subsídios complementares a atribuir aos docentes e outras questões práticas.

Nos termos do documento hoje assinado, durante o lançamento do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, as universidades portuguesas vão prestar assistência especializada na coordenação e revisão curricular de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, no desenvolvimento de atividades de investigação e extensão e na planificação de novas ofertas formativas.

A cooperação irá abranger a avaliação e garantia da qualidade, docência em áreas disciplinares de cursos de licenciatura e de mestrado, e capacitação de docentes em exercício na UNTL, o que poderá incluir programas de doutoramento e de formação avançada em instituições públicas de ensino superior universitário portuguesas.

Prevista está ainda a criação e desenvolvimento de programas conjuntos de estudos avançados ao nível de doutoramento, bem como a avaliação e acreditação de cursos ministrados.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana