sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cabo Verde: PM e PR eleito reuniram-se hoje em encontro "cordial e muito amigo" - imprensa




JSD - LUSA

Cidade da Praia, 26 ago (Lusa) - O Presidente eleito e o primeiro-ministro de Cabo Verde reuniram-se hoje no Palácio Governo, encontro que foi mantido em sigilo e que constitui o primeiro institucional entre ambos, noticia a edição "online" do jornal cabo-verdiano A Semana.

O encontro de 30 minutos entre Jorge Carlos Fonseca, presidente eleito, e José Maria Neves, chefe do Governo, foi, segundo o semanário, que não cita a fonte, "cordial e muito amigo", o que "pronuncia uma boa coabitação" entre ambos.

No encontro, prossegue o jornal próximo do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder), Fonseca e Neves falaram das relações institucionais que devem nortear os dois órgãos de soberania e reafirmaram a intenção de lealdade institucional e de cooperação entre o presidente e a Chefia do Governo "para servir o bem comum e os desígnios de desenvolvimento do país".

Na ocasião, o Governo disponibilizou todo o apoio político, protocolar e em termos de segurança ao Chefe de Estado eleito, até à sua tomada de posse, marcada entretanto para 09 de setembro próximo, termina a curta notícia.

Trata-se do primeiro encontro entre ambos e o primeiro sinal da inédita coabitação em Cabo Verde, pois é a primeira vez que um presidente eleito não pertence à mesma cor política do Governo.

Jorge Carlos Fonseca, jurisconsulto, advogado e poeta, 60 anos, foi eleito chefe de Estado de Cabo Verde na segunda volta das presidenciais de domingo passado, tendo contado com o apoio do Movimento para a Democracia (MpD, oposição desde 2001).

Sem comentários:

Mais lidas da semana