Timor-Leste irá ser, nos próximos dias 25 e 26 de Agosto, o país anfitrião da primeira Conferência Regional da Ásia-Pacífico sobre a Iniciativa de Transparência das Indústrias Extractivas (ITIE). Com o tema “Além da ITIE: Timor-Leste um modelo de transparência”, a conferência terá lugar no Centro de Convenções de Díli (CCD. informa a página do Governo timorense.
Ministros e representantes da sociedade civil vindos da CPLP, ASEAN, g7+ e dos países implementadores da ITIE irão estar presentes.
A Iniciativa de Transparência das Indústrias Extractivas irá ser discutida como padrão global de transparência, e de grande responsabilidade, nos países com petróleo, gás natural e outros recursos minerais.
A ITIE é uma coligação internacional de países desenvolvidos, doadores, companhias de Indústrias Extractivas, organizações da sociedade civil, investidores e organizações internacionais.
De acordo com a página do Governo, Timor-Leste ocupa o primeiro lugar na Ásia, e o terceiro a nível mundial, como país cumpridor da ITIE e pode ser tido como exemplo uma vez que Timor-Leste contabiliza, de forma precisa, o dinheiro pago pelas companhias petrolíferas a operarem em Timor-Leste, e o dinheiro pago ao Governo.
Timor-Leste, através do Secretário de Estado dos Recursos Naturais, Alfredo Pires, foi eleito como membro do Conselho Internacional da ITIE em 2009 e reeleito em 2011.
SAPO TL com Governo Timor-Leste
Sem comentários:
Enviar um comentário