quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Documentos do navegador Pedro Fernandes de Queirós vão a leilão na Austrália




LUSA – SAPO TL

Sydney, 03 ago (Lusa) -- Um conjunto de documentos do navegador português Pedro Fernandes de Queirós (1565--1614) endereçados ao Rei Filipe III da Espanha (II de Portugal), vão a leilão na Austrália, informa hoje a imprensa local.

As cartas, datadas de 1608, integram um lote com 127 documentos, posto à venda por um antiquário, e que inclui um registo da primeira representação da constelação estelar Cruzeiro do Sul.

O lote integra uma coleção de livros e mapas antigos das míticas Terras do Sul que vai a leilão e está avaliado em mais de 3,5 milhões de dólares norte-americanos (2,6 milhões de euros), segundo a agência AAP.

O gerente do antiquário, Dereck McDonnell, explicou que se trata "da mais extraordinária coleção de livros que datam do século XV ao XVIII sobre as Terras do Sul".

Segundo a agência noticiosa Efe, nas cartas o navegador, nascido em Évora, solicita ao monarca o financiamento de uma expedição às "Terras do Sul".

Pedro Fernandes de Queirós, variadas vezes grafado em espanhol como Pedro Fernández de Quirós, liderou várias expedições marítimas às terras austrais e é apontado por vários autores como o descobridor do continente australiano, que terá batizado como "Austrália do Espírito Santo".

Sem comentários:

Mais lidas da semana