sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Espanha: MANIFESTANTES E POLÍCIAS VOLTAM A OCUPAR CENTRO DE MADRID




JORNAL DE NOTÍCIAS - 22H28

Milhares de manifestantes e agentes policiais estão no centro de Madrid, com o protesto, que esta sexta-feira saiu da Atocha, contra as agressões policiais dos últimos dias, a dividir-se para tentar chegar à Puerta del Sol.

Agentes policiais têm bloqueados vários dos acesso à Puerta del Sol, procurando evitar que os manifestantes, que têm crescido em número desde o início do protesto, consigam chegar à simbólica praça.

Em alguns casos, os manifestantes cruzam-se com peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), numa tentativa de se esquivarem aos controlos policiais, havendo relatos de pelo menos uma carga policial nas imediações do Palácio Real.

Grande parte dos manifestantes está concentrada na Praça de Santa Cruz, onde também estão muitos agentes policiais.

Na praça Puerta del Sol, a polícia mantém um forte dispositivo com os acessos cortados em vários pontos e agentes antimotim, alguns com a cara tapada.

Alheios às luzes das várias carrinhas policiais, continuam no local muitos transeuntes, bem como o grupo de rua mexicano, um elemento já tradicional naquela praça.

A preocupação é agora que se possam cruzar mannifestantes com a procissão que saiu do Passeio de Recoletos, com destino a Puerta del Sol. Na procissão vão as imagens escultóricas usadas na Via Sacra, presidida hoje por Bento XVI.

A procissão está nesta altura a passar à frente da sede do Banco de Espanha, a algumas centenas de metros da Puerta del Sol.

Na praça estão já centenas de peregrinos, entoando o cântico que tem marcado toda a JMJ: «esta é a juventude do papa».

*Foto Santi Burgos em El País

Sem comentários:

Mais lidas da semana