terça-feira, 30 de agosto de 2011

Filipinas: PRESIDENTE VISITA A CHINA À PROCURA DE INVESTIMENTO




DM - LUSA

Manila, 30 ago (Lusa) -- O presidente das Filipinas, Benigno Aquino III, inicia hoje uma visita de uma semana à China na tentativa de estreitar negócios com Pequim, deixando de lado as atuais disputas territoriais de ilhas no Mar do Sul da China.

O líder das Filipinas lidera uma delegação composta por cerca de 300 empresários numa visita em que se prevê que seja acordado entre os dois países um plano para desenvolvimento económico a cinco anos, que visa aumentar o comércio bilateral em seis vezes para um total de 60 milhões de dólares norte-americanos.

A maior parte do investimento será feito pela China em autoestradas, manufatura, estaleiros portuários, minério e turismo, uma vez que a economia filipina continua a crescer e o Governo de Aquino procura fundos para aumentar a despesa no lado do apoio social de modo a reduzir a pobreza no país, uma promessa que se destacou no período de eleições.

A China tem-se deixado ficar para trás no que toca aos negócios com as Filipinas, figurando como o terceiro maior parceiro comercial de Manila, a seguir aos Estados Unidos e Japão, algo que se evidenciou na era de Gloria Macapagal Arroyo na sequência dos escândalos de corrupção.

A disputa territorial sobre a soberania de ilhas no Mar do Sul da China entre os dois países deve ser um dos assuntos que ficará de fora das conversas de Aquino com dirigentes chineses, com o presidente das Filipinas a referir antes da visita que ambas as nações pretendem resolver de forma pacífica o conflito que "poderá oferecer uma oportunidade" para que a relação entre a China e as Filipinas fique mais forte.

Sem comentários:

Mais lidas da semana