sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FINALISTAS GUINEENSES NA RÚSSIA SEM MEIOS PARA REGRESSAR A CASA




JM - LUSA

Moscovo, 12 ago (Lusa) -- Um grupo de 27 alunos guineenses que terminaram os cursos universitários em várias cidades russas não podem regressar ao seu país, pois as autoridades de Bissau não lhes enviam o título de regresso a casa.

"Aqui, na cidade de Voronej [sudoeste da Rússia], são dois, mas o total de finalistas guineenses que não pode regressar ao país é de 27", declarou à Lusa, por telefone, o estudante guineense Iacunda Sanhá.

Um bilhete de avião de Moscovo para Bissau custa cerca de 28 mil rublos (700 euros) e os finalistas não têm esse dinheiro para o pagar.

"As autoridades guineenses não pagam qualquer tipo de bolsa de estudo e nós recebemos do Estado russo um subsídio mensal de 1100 rublos [27 euros], que não dá para nada", declarou à Lusa, via e-mail, João Conte, guineense que estuda na cidade de Rostov no Don, no sul da Rússia.

"Só alguns finalistas conseguiram sair da Rússia com a ajuda de parentes que vivem em Portugal, mas os outros são abandonados à sua sorte", acrescentou.

Segundo João Conte, "não obstante os estudantes guineenses serem os mais miseráveis na Rússia e trabalharem como escravos, acabam os seus estudos com honra, ganham olimpíadas, provas desportivas".

A situação descrita repete-se ano após ano, pois Bissau ainda não tomou medidas para resolver o problema.

"No fim de cada ano letivo, os finalistas guineenses têm que abandonar a residência estudantil para dar lugar aos outros e passam a viver nas ruas, ilegalmente", acrescenta.

Sem comentários:

Mais lidas da semana