Konis Santana |
Bertrand Livreiros
LITERATURA
Este é um livro inédito na abordagem de um tema ainda muito pouco explorado, isto é, todo o processo de negociação que levou ao Acordo de Nova Iorque de 5 de Maio de 1999, o acto da consulta popular, a acção das Nações Unidas na implementação do Acordo, o papel de Portugal e de outros actores.
Trata-se de uma obra séria, escrita por alguém que conhece o dossier de Timor Leste a fundo e que esteve no olho do furacão, em Díli, nos meses mais sangrentos da história do povo maubere […]
Os observadores portugueses comportaram-se sempre com correcção, muita coragem e sacrifício, com a prudência e a distância necessárias ao estatuto de Portugal em todo um processo extremamente delicado, sem aventureirismo e protagonismo exagerado.
Aliás, uma das grandes virtudes da diplomacia portuguesa foi a de nunca ter tido a veleidade e a imprudência de se substituir aos próprios timorenses, de manter a distância e a discrição necessárias, mas, ao mesmo tempo, agir com determinação na defesa de uma causa justa. Nunca é fácil conseguir-se esse equilíbrio.
O José Júlio Pereira Gomes chefiou a Missão. Foi uma tarefa hercúlea, ingrata, mas, ao mesmo tempo, generosa e com a recompensa moral de fazer parte de uma verdadeira epopeia. Parabéns são devidos à Missão no seu todo.
(Do prefácio de José Ramos Horta)
*O Referendo de 30 de Agosto de 1999 em Timor Leste de José Júlio Pereira Gomes
Edição/reimpressão: 2001 - Páginas: 248 - Editor: Gradiva Publicações
Veja outros títulos do tema
História de Timor-Leste - Da Pré-História à Actualidade - Frederic Durand
A Ilha Verde e Vermelha de Timor - Alberto Osório de Castro
Diversidade Cultural na Construção da Nação e do Estado em Timor-Leste - Paulo Castro Seixas
Sem comentários:
Enviar um comentário