terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Referendo de 30 de Agosto de 1999 em Timor-Leste, de José Júlio Pereira Gomes


Konis Santana

Bertrand Livreiros

LITERATURA

Este é um livro inédito na abordagem de um tema ainda muito pouco explorado, isto é, todo o processo de negociação que levou ao Acordo de Nova Iorque de 5 de Maio de 1999, o acto da consulta popular, a acção das Nações Unidas na implementação do Acordo, o papel de Portugal e de outros actores.

Trata-se de uma obra séria, escrita por alguém que conhece o dossier de Timor Leste a fundo e que esteve no olho do furacão, em Díli, nos meses mais sangrentos da história do povo maubere […]

Os observadores portugueses comportaram-se sempre com correcção, muita coragem e sacrifício, com a prudência e a distância necessárias ao estatuto de Portugal em todo um processo extremamente delicado, sem aventureirismo e protagonismo exagerado.

Aliás, uma das grandes virtudes da diplomacia portuguesa foi a de nunca ter tido a veleidade e a imprudência de se substituir aos próprios timorenses, de manter a distância e a discrição necessárias, mas, ao mesmo tempo, agir com determinação na defesa de uma causa justa. Nunca é fácil conseguir-se esse equilíbrio.

O José Júlio Pereira Gomes chefiou a Missão. Foi uma tarefa hercúlea, ingrata, mas, ao mesmo tempo, generosa e com a recompensa moral de fazer parte de uma verdadeira epopeia. Parabéns são devidos à Missão no seu todo.

(Do prefácio de José Ramos Horta)

*O Referendo de 30 de Agosto de 1999 em Timor Leste de José Júlio Pereira Gomes

Edição/reimpressão: 2001 - Páginas: 248 - Editor: Gradiva Publicações

Veja outros títulos do tema
A Ilha Verde e Vermelha de Timor - Alberto Osório de Castro

Sem comentários:

Mais lidas da semana