domingo, 14 de agosto de 2011

Portugal - CGTP: AUMENTO DO IVA TERÁ FORTE IMPACTO NAS FAMÍLIAS





A CGTP considera "brutal" o aumento do IVA na electricidade e no gás que vai ter um "forte impacto" nas condições de vida das famílias e comprimir ainda mais a "depauperada" procura interna.

"O aumento do IVA na electricidade e no gás vai ter um forte impacto nas condições de vida das famílias, as quais já pagam elevados preços com a energia. Esse impacto resulta da magnitude do aumento (de 6% para 23%) e da sua conjugação com medidas de austeridade que vêm sucessivamente a serem tomadas desde a primavera do ano passado", afirma a central sindical em comunicado divulgado esta sexta-feira.

A CGTP lembra que esta não é a primeira vez que o Governo recorre a mais medidas de austeridade que tornam ainda mais gravoso o chamado acordo com a troika tendo como pretexto a existência de um "buraco" orçamental.

"Assim aconteceu com a criação de uma taxa extraordinária do IRS, a qual representa metade do subsídio de Natal", acrescenta, ressalvando que, no entanto, continuam a não serem dadas explicações sobre as razões para esse desvio na previsão do défice público, nomeadamente sobre as áreas e os motivos.

"O que é claro é que, em nome desse 'buraco', se aprofundam os sacrifícios para a generalidade da população", lê-se no comunicado, no qual a CGTP refere que a "obsessão neo-liberal" do Governo leva à conclusão óbvia que, a não haver alterações desta política de "troca-tintas", não tardaremos a ser confrontados com o anúncio de mais sacrifícios.

"Estas medidas, ao comprimirem ainda mais a depauperada procura interna, têm efeitos recessivos num contexto internacional em que a procura externa, da qual dependem as exportações, está ameaçada pelos riscos de uma nova recessão global", conclui.

A GCTP defende medidas de estímulo da economia, de criação de emprego, aumento dos salários e das pensões.

Para a CGTP-IN a política seguida pelo Governo "traduz uma subserviência" face às autoridades europeias e ao FMI "quando o Governo bem sabe que estas pretendem a aplicação da austeridade, mesmo que provoque a recessão, não para ajudar o país mas simplesmente para defender os interesses dos credores da dívida pública portuguesa".

Sem comentários:

Mais lidas da semana