quarta-feira, 10 de agosto de 2011

São Tomé e Príncipe: Governo apoia várias famílias a montarem negócio próprio




RAMUSEL GRAÇA - TÉLA NÓN

Muito brevemente diversas familiares de baixa renda vão beneficiar de um micro credito. O acordo entre governo e um banco comercial que vai gerir o dinheiro já foi assinado. As candidatas a este empréstimo estão a receber uma formação sobre pequenos negócios.

Na escola primária de Neves, 64 mulheres estão a ser orientadas no sentido de criarem o seu próprio negócio, as que já têm experienciais sem sucesso, colhem os ensinamentos para obterem lucros nas suas actividades económicas. No final da formação, mães carenciadas serão beneficiárias de um micro crédito.

“Nos temos cerca de um bilhão e 500 mil dobras para distribuir a nível nacional. Depois da selecção que vamos como sabe este dinheiro vai também pagar os formadores.” Disse Felisberto Carvalho, secretário-geral do ministério da saúde dos assuntos sociais.

Durante trinta dias essas mulheres vão ter conhecimentos básicos sobre relação inter-pessoal gestão de pequenos negócios e elaboração de projectos. Algumas das candidatas ao crédito dedicam-se a salga de peixe, venda fardo, e outras são cabeleiras.

“Lembá já está organizado nesta matéria, por isso, que iniciamos neste distrito. Agua Grande e Mé- Zochi estão seleccionados”.

Segundo Felisberto Carvalho Secretario Geral do Ministério da Saúde e Assuntos Sóciais, o governo já celebrou um contrato com um banco comercial do país para gerir o dinheiro. Felisberto Carvalho, trata-se de um programa que visa combater a pobreza.

“O governo ajuda mil mulheres mães carenciadas, com algum apoio financeiro, e nós temos a consciência que não chega. O governo para este ano económico inscreveu no seu programa algumas verbas para apoiar estas mulheres com micro crédito. E neste momento seleccionamos algumas. Nos vamos alargar isto para todo o distrito do país e a região autónoma do Príncipe”.

Mães carenciadas recebem formação para beneficiarem de um micro credita dinheiro que vai sair do orçamento geral do estado.

Artigos Relacionados:

Sem comentários:

Mais lidas da semana