segunda-feira, 8 de agosto de 2011

São Tomé: Patrice Trovoada acredita que eleição de Pinto da Costa não trará instabilidade




CSR – EL - LUSA

Lisboa, 08 ago (Lusa) -- O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, disse hoje que a eleição de Manuel Pinto da Costa para a Presidência da República não vai alterar o quadro de estabilidade do país, apesar de o seu partido ter apoiado o candidato vencido, Evaristo de Carvalho.

"Esta eleição não vai alterar (o quadro de estabilidade no país) porque, do ponto de vista constitucional, são dois atos bastante distintos", disse à Agência Lusa por telefone, a partir de São Tomé, Patrice Trovoada, líder da Ação Democrática Independente, partido que suporta o Governo, com maioria relativa.

Segundo o primeiro-ministro são-tomense, "o Governo tem a sua legitimidade através das eleições legislativas e tem um programa aprovado pelo Parlamento para quatro anos e que já está em curso há um ano. O Presidente acaba de ser eleito e tem um mandato de cinco anos."

"Do ponto de vista constitucional, o Presidente da República só nomeia um primeiro-ministro depois dos resultados eleitorais das eleições legislativas, por conseguinte, são momentos separados, com legitimidades de fontes diferentes", sublinhou ainda.

"Eu creio que, do ponto de vista jurídico-constitucional, não há nenhum risco de alterar o quadro de estabilidade", reforçou o primeiro-ministro.

De acordo com Trovoada, "é evidente que um Presidente eleito com base no apoio de vários partidos da oposição, não é propriamente um Presidente que está de acordo com o partido que sustenta o Governo."

"Também quero dizer que o Presidente e o Governo devem ter uma colaboração institucional e, pelo lado do Governo, não há problemas, podemos trabalhar em prol do desenvolvimento do nosso país", declarou o chefe de executivo.

Manuel Pinto da Costa apresentou-se às presidenciais são-tomenses com uma candidatura suprapartidária, embora apoiada pelo Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social-Democrata(MLSTP-PSD) e Partido da Convergência Democrática, ambos na oposição.

O candidato derrotado, Evaristo Carvalho, era apoiado pela Ação Democrática Independente, liderada pelo atual primeiro-ministo, Patrice Trovoada.

O atual governo de São Tomé é dirigido pelo primeiro-ministro Patrice Trovoada, filho de Miguel Trovoada e dirigente da Ação Democrática Independente (ADI), partido que remeteu o MLSTP-PSD para a oposição.

De acordo com os resultados provisórios anunciados às primeiras horas de hoje por Vítor Correia, presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Manuel Pinto da Costa totalizou 35.112 votos, correspondentes a 52,88 por cento, contra os 31.287 votos conseguidos por Evaristo Carvalho, correspondente a 47,12 por cento.

A taxa de abstenção baixou relativamente à primeira volta, passando de 32,11 por cento para 25,96 por cento, acrescentou.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana