quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TIMOR-LESTE RECEBE GERADORES PARA ILUMINAR COSTA NORTE




ANGOLA PRESS   

Díli - Um ritual tradicional e a bênção católica deram início à cerimónia de entrega de sete geradores ao governo de Timor-Leste que vão permitir ao país fornecer luz eléctrica à toda a costa norte do país até ao final do ano.  
 
Os sete geradores, com uma capacidade de 7,9 megawatts, vão para a central eléctrica de Hera.  

"Para o fim de 2011, podemos dar energia à toda a costa norte", afirmou à Agência Lusa o secretário de Estado da Electricidade, Água e Urbanização, Januário Pereira.  
 
Segundo o responsável governamental, na central de Betano, na costa sul, vão ser instalados oito geradores.  
 
Questionado pela Lusa, sobre quando seria possível garantir o fornecimento de energia eléctrica pública à todo o país, o secretário de Estado respondeu que até 2012.  
 
"Timor todo, eu creio que é para 2012. Mas para o fim de 2011 o primeiro-ministro anunciou que nós podemos dar energia a toda a costa norte", disse.  
 
Os sete geradores foram fornecidos pela empresa indiana Puri Akraya e funcionam com gasóleo, gás e óleo pesado.  
 
No discurso que proferiu durante a cerimónia, o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, considerou que a "independência não valerá a pena se os timorenses não tiverem acesso à electricidade".  
 
"O Estado tem obrigação de dar luz ao povo que sofreu durante a luta pela libertação", afirmou.  
 
Xanana Gusmão disse também que o abastecimento de luz eléctrica ao país vai permitir apoiar o sector privado, o desenvolvimento do turismo e criar mais postos de trabalho.  
 
A cerimónia decorreu no porto de Be-Hau, a cerca de 50 minutos de Díli, na estrada que liga a capital a Bacau.  

Na cerimónia participaram a maior parte dos ministros e secretários de Estado do governo, bem como responsáveis de países que irão participar na conferência sobre a Iniciativa da Transparência da Indústria Extractiva, que começa quinta-feira em Díli. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana