sábado, 3 de setembro de 2011

EUA E REINO UNIDO COLABORARAM DE FORMA ESTREITA COM REGIME DE KADHAFI




TSF

Os jornais The Wall Street Journal e The Independent cita documentos encontrados num edifício da secreta líbia e onde são reveladas estreitas ligações entre EUA, Reino Unido e Líbia de Kadhafi.

Norte-americanos e britânicos colaboraram no passado de forma estreita com os serviços de informação líbios, revelam documentos a que os jornais Wall Street Journal e The Independent tiveram acesso.

De acordo com documentos revelados pelo he Wall Street Journal e que foram encontrados num edifício que pertencia aos serviços secretos líbios, a CIA estabeleceu uma «presença permanente» na Líbia em 2004.

No tempo da administração de George W. Bush, a secreta norte-americana terá mesmo entregue alegados terroristas ao regime de Muammar Kadhafi e sugeriu mesmo as perguntas que deveriam ser feitas a essas pessoas.

«Em 2004, os EUA tentaram convencer o governo líbio a renunciar ao seu programa de armas nucleares e ajudar a prender os terroristas que visavam os norte-americanos», afirmou um responsável dos EUA a este jornal a coberto do anonimato.

O jornal britânico The Independent cita um documento norte-americano classificado de «secreto» em que a secreta norte-americana indica que está em «condições» de entregar «fisicamente» aos líbios um homem de nome Sheik Moussa, apresentando como membro de um grupo ligado à al-Qaeda.

Ainda de acordo com este diário, o Reino Unido chegou a comunicar, numa carta datada de 2004, informações ao regime de Kadhafi sobre opositores líbios no exílio.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ler:

- A CIA por trás da rebelião - http://resistir.info/pilger/pilger_06abr11_p.html

- Como a Al Qaeda gasnhou o domínio de Tripoli - http://resistir.info/libia/al_qaeda_30ago11.html

Mais lidas da semana