sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Jovens "decididos" a manifestarem-se no sábado para exigirem "destituição" de PR angolano




SK - EL

Lisboa, 02 set (Lusa) -- Um grupo de jovens angolanos está "decidido" a manifestar-se este sábado em Luanda para "exigir a destituição de José Eduardo dos Santos, que até agora não legitimou o seu poder", afirmou hoje à Lusa um dos organizadores da manifestação.

Contactado telefonicamente a partir de Lisboa, Carbono Casimiro, um dos mais conhecidos 'rappers' angolanos, garantiu à Lusa que apesar de "algumas intimidações" os jovens estão "decididos" a levar a cabo a manifestação marcada para sábado na Praça da Independência.

Casimiro tem estado na linha da frente das manifestações que se realizaram este ano na Praça da Independência, em Luanda, todas com o mesmo pretexto: contra o Presidente José Eduardo dos Santos. A primeira tentativa, a 07 de março foi frustrada pela polícia, que deteve cerca de 20 pessoas, a segunda, a 02 de abril, foi bem sucedida, sem interferência das autoridades e permitiu juntar cerca de 300 pessoas.

Desta feita, o objetivo, frisou o ativista, é "exigir a destituição de José Eduardo dos Santos, que até agora não legitimou o seu poder" e "a democratização dos órgãos públicos".

"Temos um excelente feedback de pessoas que realmente se identificam com esta causa e que garantem que vão participar - sem medo - na manifestação", afiançou.

O rapper lembrou que foi dado conhecimento da intenção ao Governo Provincial de Luanda, bem como a "várias outras entidades internacionais" na capital angolana.

"O nosso objetivo é permanecer no largo até que o regime nos ouça -- isto se houver condições claro", sustentou.

Sobre se temem ações preventivas para impedir a manifestação ou o uso excessivo da força por parte das autoridades, o jovem foi perentório: "Temos uma polícia que age em nome de um partido, que não age para preservar a integridade e o bem-estar público. Mas continuamos firmes, sabemos o que queremos e não temos medo da força que eles possam vir a usar", frisou.

De acordo com Casimiro, no sábado alguns jovens vão vestir t-shirts com o lema "Liberdade ou Morte", o que demonstra "como estão decididos a enfrentar -- em nome da liberdade - esse aparato que todos sabemos que ali vai estar".

Segundo Carbono Casimiro, elementos do grupo de organizadores terão sido contactados por um administrador municipal que os tentou convencer a desmarcar a manifestação, mas os jovens garantem que não vão ceder.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana